"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 27 de maio de 2014

BRASIL REAL! AINDA SOBRE A EXPECTATIVA x REALIDADE


 "e o mundo descobriu problemas não visíveis em 2007" : PADRÃO PETRALHA - Em sete anos Brasil passa do clima de festa à desconfiança


O momento era perfeito. 
Naquela tarde de 2007 na Suíça em que o então presidente Lula ouviu que a Copa de 2014 se realizaria no Brasil, foi dado o primeiro passo para coroar uma nova forma de o país se posicionar no cenário internacional. A economia crescia 6%, o país era festejado como potência do Brics e as políticas de redistribuição de renda fortaleciam o mercado interno e inspiravam outros países em desenvolvimento.

— Estejam certos de que o Brasil saberá, orgulhosamente, fazer a sua lição de casa — discursou Lula após o anúncio.
 

Sete anos depois, o clima é bem diferente. 
A economia desacelerou e o país desperta desconfianças no mercado financeiro internacional, além de sofrer com uma onda de greves e protestos, agravados pela inflação em alta e a falta de soluções para problemas como segurança e transporte. Sem falar dos sinais de corrupção e desperdício de dinheiro público que desmoralizam políticos e inflam orçamentos, como o custo dos estádios, que consumiu mais de R$ 8 bilhões financiados pelo governo. A imprensa internacional veio conferir “o que o Brasil é capaz de fazer” e ficou com a sensação de “dever de casa” não feito.

— O Brasil soube muito bem se vender e emergiu no cenário internacional de maneira inédita — analisa Oliver Stuenkel, professor de relações internacionais da FGV, que cita diferenças na gestão política: — Dilma, por uma série de razões, não mostrou interesse pela política externa, mas o país ficou no centro das atenções pela Copa, e o mundo descobriu problemas não visíveis em 2007.

Eventos esportivos mundiais são considerados instrumentos do soft power, forma sutil e eficaz de exibir poder. Para Christina Stolte, pesquisadora do Instituto Alemão de Estudos Globais e do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, o Brasil não conseguiu animar os investidores com a vitrine da Copa, e atrasos e orçamentos nas obras chamaram a atenção para a baixa competitividade do país, somado ao baixo crescimento de 2% da era Dilma. Por outro lado, a repressão às manifestações, que não atingiu a violência vista na Turquia e Venezuela, pode demostrar um país com a democracia amadurecida.
 

— É preciso distinguir os ganhos políticos e econômicos. Para os investidores, certamente o país não ficou mais atraente. Politicamente, a imagem ainda pode ser outra. A democracia é um atributo muito positivo, que outros países emergentes, inclusive China e Rússia, não têm — diz Christina.
 
O Globo
Em sete anos, Brasil passa do clima de festa à desconfiança
27 de maio de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário