"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 6 de abril de 2014

REFLEXÕES SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO A PARTIR DO NADA...

 

 

 

Um número enorme de religiosos, cientistas e filósofos, neste e no século passado, têm escrito controvertidas teorias sobre o planeta Terra, o seu nascimento, o marco zero desse gigante que gira ao redor do Sol. Entretanto, incorrem em uma impossibilidade prática – o fato de que nenhum ser humano é capaz de garantir a veracidade das datas em que ocorreu o nascimento do planeta, do sistema solar e até mesmo quando nasceu o primeiro homem ou a primeira bactéria nesse organismo vivo que conhecemos hoje.

Por estudar a astronomia, o filósofo e cientista Galileu Galilei foi torturado, perdeu o olho direito e morreu por afirmar que a Terra era redonda. Quase ocorreu a mesma tragédia com o astrônomo polonês Nicolau Copérnico, por descobrir que o Sol, sem mudar de lugar, permanece situado no centro da revolução das órbitas celestes, e que a Terra gira sobre si mesma e se desloca em torno do Sol.

O Santo Ofício condenou as teses de Galileu e Copérnico em 25 de fevereiro de 1616, em pleno Renascimento, o primeiro pela tese – correta, aliás – de que a Terra se movia sobre si mesma e em torno do Sol; e o segundo, por concluir que o Sol era imóvel no centro do mundo.
 
HERESIA

A Sagrada Inquisição considerou uma heresia as teses de Galileu e de Copérnico. Vejam a que ponto a Igreja sob a liderança do Papa Urbano VIII impediu o progresso humano, ao perseguir e combater os estudos científicos desses dois monstros do saber, verdadeiros ícones do Renascimento!

Além da descoberta por Nicolau Copérnico, de que a Terra se movimenta em torno do próprio eixo, é de sua lavra o movimento de translação em torno do Sol (circuito anual), que dá origem as estações do ano, e a tese de que o Sol ocupa imóvel o centro do mundo como sabemos hoje (sistema solar).

Quanto às afirmações sobre o início de todas as coisas a partir do nada, são nada mais do que teses, sem base na concreta realidade e em um estudo científico conclusivo. Há mais de 100 bilhões de anos não havia nada? Então, quando começaram as primeiras explosões e as que se seguiram até a formação das estrelas e seus planetas agregados?

Terá o homem moderno a capacidade cognitiva de responder a tantas perguntas sem entrar no campo das subjetividades? Creio que jamais conseguiremos descobrir a origem do universo a partir do nada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário