"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 6 de abril de 2014

O LULISMO JÁ VOLTOU


BRASÍLIA - O movimento "volta Lula" ainda tem um futuro incerto, mas o lulismo já está reinstalado no Planalto. Com as trocas recentes de ministros, saiu de cena o estilo anódino e subserviente ao modelo arranca-tocos de Dilma Rousseff.

Desde a queda de Antonio Palocci da Casa Civil, em 2011, não se ouvia um assessor direto da presidente pronunciar frases como as de Ricardo Berzoini, novo ministro responsável pela articulação política. De repente, o Palácio do Planalto passou a achar que o PT precisa fazer mais concessões a seus aliados.

Berzoini transformou-se quase num avatar de Lula ao vocalizar esse discurso mais ameno. Há carinho para distribuir aos que no passado Lula chamava de 300 picaretas. Eis dois exemplos da nova linguagem palaciana de conciliação: "Queremos que o PMDB e outros aliados se apropriem dos bons resultados junto com o PT" e "não queremos uma hegemonia só do PT. Queremos uma hegemonia do conjunto da base".

Quando Palocci deixou o Planalto, Dilma enxergou ali uma oportunidade para se livrar de uma vez da pecha de "poste do Lula". Aproveitou e instalou a novata Gleisi Hoffmann como ministra da Casa Civil. Colocou Ideli Salvatti na articulação política. Promessas políticas, as duas reagiam com timidez se a presidente levantava a voz e ordenava-as a virar a cara para aliados no Congresso.

Ocorre que o Brasil tem mais de 30 partidos políticos. O PT tem a maior bancada de deputados, mas isso representa só cerca de 17% da Câmara. Nesse ambiente pulverizado, é ingenuidade achar possível prescindir dos tais 300 picaretas. Não se trata de conceder licença para roubalheira desenfreada, mas estabelecer limites de cooperação mútua decente.

É essa a abordagem atual do Palácio do Planalto. Lula tem papel relevante nessa guinada. O ex-presidente está voltando aos poucos. Só não há como saber até que ponto ele deseja realmente ser protagonista.

05 de abril de 2014
Fernando Rodrigues, Folha de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário