"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 6 de abril de 2014

DATA FOLHA: QUEM CAI, QUEM SOBE?


 
A pesquisa Datafolha que está encerrando o campo no dia de hoje ocorre cercada de expectativas. O PSB de Eduardo Campos foi beneficiado pelas datas, pois o levantamento ocorre simultaneamente com o seu programa eleitoral e a inserção dos comerciais do partido na TV.
 
Além disso, ontem, Campos saiu do governo, dois dias antes do prazo final, justamente para estar no noticiário com maior destaque. Tudo armado pelo marketing do PSB. Estes fatos podem mostrar uma leve subida do pernambucano.
 
Não se sabe se tirará votos de Aécio ou de Dilma. No entanto, os ventos da sorte bafejaram a favor de Aécio Neves, do PSDB. Ele teve uma exposição boa na mídia nos últimos dias, em função dos escândalos da Petrobras, aparecendo como um guardião da democracia e como o símbolo desta luta da oposição minoritária contra a base corrupta e fisiológica montada por Dilma. O amplo noticiário contrário ao governo pode beneficiar o candidato tucano.
 
A presidente, por sua vez, vem caindo nas preferências do eleitorado. O primeiro sintoma é a desaprovação por mais de 70% dos brasileiros dos principais indicadores de avaliação de um governo: saúde, educação, segurança, por exemplo, como mostrado nas últimas pesquisas. Resta saber se esta insatisfação vai se refletir na mudança do voto.
 
Seus arautos Rui Falcão e Ricardo Berzoini já estão nos jornais desqualificando a pesquisa, desde o seu questionário até mesmo dizendo que " quem tem que crescer mesmo é a oposição", não ela. Não é uma pesquisa decisiva, mas de qualquer forma deve mostrar uma queda de Dilma. E, como sempre, uma subida da Bolsa.
 
05 de abril de 2014
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário