"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 4 de março de 2014

RÚSSIA VAI ANEXAR A CRIMÉIA E JÁ ANUNCIA ATÉ A CONSTRUÇÃO DE UMA PONTE DE 4,2 KM DE EXTENSÃO

 

Medvedev assina o decreto

A Rússia lançou esta segunda-feira o projeto de construção de uma ponte que vai unir o seu território à Crimeia, a península ucraniana de maioria russófona [de fala russa] e onde comandos pró-russos assumiram o controle, em pleno conflito com a Ucrânia.

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, assinou um decreto que entrega à empresa pública Rossavtotor a concretização do projeto, cujos estudos devem ficar concluídos até novembro. “Seguimos atentamente a evolução da situação [na Ucrânia], mas existem decisões que são sempre difíceis”, declarou Medvedev.

O presidente russo, Vladimir Putin, obteve no sábado (28) autorização do Parlamento para uma intervenção militar na Ucrânia, oficialmente para proteger a população russa, que estaria ameaçada. A Ucrânia está sendo dirigida por um novo governo de transição pró-ocidental, na sequência da deposição do presidente Viktor Ianukóvitch, em fevereiro.

Nos últimos dias,  russos assumiram de fato o controle do território da Crimeia, uma região estratégica que permite a Moscou ter acesso aos mares do sul, e onde está fundeada a frota russa do Mar Negro.

PROJETO ANTIGO

Em 2010, a Rússia e a Ucrânia assinaram protocolo de acordo sobre este projeto de ponte, que atravessa o Estreito de Kertch para unir a região russa de Krasnodar à Crimeia.

De momento, o acesso à Península da Crimeia – região que mais tem contestado as novas autoridades de Kiev e onde 60% dos habitantes são russos –, é acessível apenas por balsa.

A futura ponte, com 4,2 quilômetros de comprimento e largura de 22 metros, será dotada de passeios, uma autoestrada e uma ou duas vias férreas. A previsão é que a ponte seja cruzada anualmente por 20 milhões de pessoas. O custo do projeto está avaliado em 24 bilhões de rublos (480 milhões de euros).

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGTraduzindo: a Rússia vai anexar a Crimeia, onde mantém importantes bases militares, e deixar a Ucrânia se esvair na crise pró-Ocidente. E se os ucranianos pensam que a Europa e os EUA estão interessados em ajudá-los financeiramente, podem esquecer. A Europa e os EUA continuam em crise e os americanos estão até reduzindo o efetivo de suas forças armadas. O inverno de aproxima e a Rússia vai cortar os subsídios ao gás que fornece a Ucrânia… (C.N.)

04 de março de 2014
Da Agência Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário