"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 4 de março de 2014

BRIGA DE MENTIRINHA

 

 


Anuncia-se mais uma tentativa da presidente Dilma para conter a insatisfação em sua base parlamentar. Dessa vez, acolitada pelos três mosqueteiros da hora: Michel Temer, vice-presidente da República, Renan Calheiros, presidente do Senado, e Aloísio Mercadante, chefe da Casa Civil.

O foco da resistência é a bancada do PMDB na Câmara, explicando-se porque seu presidente, Henrique Eduardo Alves, foi excluído do núcleo empenhado em restabelecer a harmonia: senão incentivando, ele estaria convivendo muito bem com os rebeldes.
 
O diabo é que para acabar com as dissensões, Dilma só dispõe de uma iniciativa eficaz: dar mais ministérios ao PMDB, que tem 5, enquanto o PT tem 17. Pelo menos nas contas do líder Eduardo Cunha, capitão do time insurgente. 
Para assegurar unidade em sua campanha pelo segundo mandato, a presidente acabará  cedendo. Oferecerá mais pastas ao partido, provavelmente duas, ainda que ninguém arrisque supor  exatamente quais. Pode ser Integração Nacional, Turismo, Cidades e outras.
 
O grave nessa tertúlia é verificar que tanto os que ameaçam com derrotas do governo em votações no Congresso, quanto a ameaçada Dilma, não estão nem aí para a eficiência do ministério. Importam menos os nomes que o PMDB indicará, pois permanecerão ao sol e ao sereno em termos de ação administrativa. Provavelmente só conhecendo o gabinete presidencial no dia da posse.
 
Em prol da reeleição, Dilma decidiu sacrificar 2014 em matéria de ação governamental. Depois, se vencer, será outra história. Poderá reformular de alto a baixo a equipe, selecionando os ministros por critérios de competência e compondo o ministério de seus sonhos.
Sem interferências partidárias.  Claro que precisará do Congresso no segundo mandato, mas sem estar com o pescoço na guilhotina, como se encontra hoje. Disporá de maiores espaços para governar, quem sabe até livrando-se de parte da tutela do Lula.
 
Em suma, o embate ora verificado é meio de mentirinha, já que o PMDB e outros partidos da base oficial pressionam e forçam, mas jamais a ponto de abandonar o barco da reeleição.  Ameaçam para valorizar-se e ampliar presença no governo apenas para utilizar a máquina administrativa nas eleições de outubro.  O PT imagina manter a maior bancada na Câmara e o PMDB pretende reconquistar a posição.

04 de março de 2014
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário