"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 1 de março de 2014

EU NÃO DISSE?


          Artigos - Governo do PT 
A ilusão com um happy end é por ignorância de como funciona um partido revolucionário. Perceberam só agora que "tá tudo dominado" MESMO? Não é uma frase vã, é a pura verdade. Não existe Judiciário independente neste país há muito tempo. Nem Forças Armadas, nem nada!

Tão logo começou o chamado “julgamento do século” (putz!) em agosto de 2013, percebi que se tratava de um circo montado para enganar a classe supostamente letrada do país e escrevi um artigo, Panem et Circensis.

Escrito em 3 de agosto, fui alvo de críticas por não dar crédito à “insuspeita” máxima instituição judiciária da Nação. Um verdadeiro delírio de vingança anti-petista totalmente baseado em wishful thinking tomou conta dos bem pensantes conservadores: "agora vai! O STF vai por na cadeia esta corja de petistas canalhas". Pensei: “esperem e verão”.

Quando houve as condenações e vimos os mesmos sendo levados ao xilindró com a mão na velha saudação comunista, o delírio foi aos píncaros. E eu continuei pensando e dizendo para quem queria me fazer ver a realidade: “esperem e verão”. Quando se discutiram os embargos infringentes alguns começaram a duvidar, mas o delírio se impôs. Pensavam e diziam: "é claro que eles não vão aprovar". Eu esperava, acreditando que iam sim.
 
Ora, só faltavam dois votos para virar o jogo e o PT não iria perder esta. Deu no que deu. Agora não espero mais, grito com prazer sádico: EU NÃO DISSE?
A maioria mostra-se decepcionada, eu não porque nunca me iludi. Sempre repetia: esta turma não vai pra cadeia e se for sai!
 
As palavras do Barbosa não passam de tergiversações, pois ele sabia desde o início o que iria acontecer. Não é por acaso que ele sempre votou no PT. Ademais, o momento triste para o STF não foi ontem. Foi quando aceitaram fazer julgamentos como novelas da Globo; pior, televisionados ao vivo! Abdicaram de sua honrosa função jurídica para fazer espetáculos circenses, abriram mão da solenidade inerente à função tornando-se partícipes de uma farsa.
 
Mas é preciso transparência, não? Se é, eles ontem também julgaram com transparência e ninguém tem nada a se queixar. Assistiram à segunda parte do ridículo espetáculo, reclamam de quê? O fim da novela não lhes agradou? A mim já não agradou desde o início.
 
A ilusão com um happy end é por ignorância de como funciona um partido revolucionário. Perceberam só agora que "tá tudo dominado" MESMO? Não é uma frase vã, é a pura verdade. Não existe Judiciário independente neste País há muito tempo. Nem Forças Armadas, nem nada!
 
A dica estava no voto de uma das ministras, não lembro qual das duas, que declarou que lamentava ter que condenar “uma pessoa com a biografia de luta pela democracia” como o Genoíno.
Bela biografia: terrorista, guerrilheiro, assassino - em potencial ao menos – cagão e delator: borrou-se todo ao ser preso e entregou toda a guerrilha do Araguaia sem que os militares precisassem sequer tocar num fio de cabelo!

Esperem um pouco mais sem acreditar e logo, logo, seremos uma Venezuela. Aí vão lamentar não dar ouvidos a quem conhece por dentro esta quadrilha.
Termino com a epígrafe com que comecei o texto citado:
 
Já há muito tempo, desde quando não vendíamos nossos votos para ninguém, o Povo abdicou de seus deveres, o Povo que outrora detinha comando militar, altos cargos civis, legiões – tudo, enfim – hoje se restringe, e aguarda ansiosamente, a apenas duas coisas: pão e circo. (JUVENAL – Sátira X)

01 de março de 2013
Heitor De Paola

Nenhum comentário:

Postar um comentário