"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Alto Comando do Exército faz reunião extra para avaliar texto polêmico de General e alta tensão na Venezuela

O Alto Comando do Exército fez ontem, uma reunião extraordinária, em Brasília, dentre outros assuntos explosivos, para avaliar o impacto do artigo “Árvore Boa”, escrito pelo General de Exército na reserva Rômulo Bini Pereira. Publicado no Estadão de terça-feira (19), o texto exalta o direito de os militares celebrarem a “Revolução Democrática de 31 de março de 1964”. Outro tema em discussão pelos Generais de quatro estrelas da ativa foi a explosiva crise na Venezuela e os reflexos que pode ter no Brasil.

No texto que teria sido um dos motivadores da reunião extra no Forte Apache, o General Bini faz filosofia sobre o permanente papel das Forças Armadas, comparando-a a uma planta forte, verde oliva: "Quando cortam uma árvore boa e não arrancam suas raízes, brotos teimosos vão nascer sempre no que sobrou do tronco a dizerem que ela pode ressurgir e ficar mais alta, porque a sua seiva não se extinguiu e nem se extinguirá!"

Um trecho do artigo do General deixou em polvorosa a turma do Palhaço do Planalto: “Na área militar nota-se ainda repulsa aos atos das citadas comissões. Ela é flagrante, crescente e de silenciosa revolta. Pensam que os integrantes das Forças Armadas - quietos, calados e parecendo subservientes - assistem passivamente aos acontecimentos atuais com sua consciência adormecida. Não é bem isso que está acontecendo!”

O General Bini já tinha balançado o ganho da petralhada em outros dois artigos: “O Outro lado”, publicado em 7 de junho de 2012, na Folha de São Paulo, e “Lei do Silêncio”, veiculado pelo Estadão em 12 de maio de 2012. O Alerta Total republica, abaixo, os três artigos, fundidos em um, para ampla reflexão.

Até porque a Comandanta em Chefe das Forças Armadas, Dilma Rousseff, vai impedir, por ordem direta aos comandantes de força, que o Exército celebre, em qualquer evento oficial, os 50 anos do movimento civil-militar de 1964. Provavelmente, nos quartéis, o assunto só entrará na ordem do dia daquela forma discreta, dos últimos anos, desde que Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a Presidência da República (e lá continua, segundo a recente gafe da ministra Miriam Belchior...).

Releia, abaixo, o artigo do General Bini: Árvore Boa

Confusão Mental


Legitimidade é...

O advogado Antônio Ribas Paiva, presidente da Associação dos Usuários de Serviços Públicos, chama a atenção para a importância que precisamos dar à legitimidade no Brasil:

“Legítimo é o que favorece o interesse público e, ao mesmo tempo, respeita os direitos individuais”.

Portanto, na visão de Ribas, “leis elaboradas pelo Congresso não têm legitimidade se não atender ao interesse público e aos direitos individuais previstos no artigo 5º da Constituição Federal”.

Direitos dos manos

Cinco votos de senadores do PT, dois do PMDB, um do PSOL, um do PSDB, PCdoB e do PSB derrotaram a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visava diminuir a maioridade penal de 18 para 16 anos em casos específicos.

Pela proposição do senador Aloysio Nunes Ferreira – que foi comunista no passado e hoje é do PSDB -, responderiam criminalmente como adultos adolescentes acusados de praticar delitos inafiançáveis, tais como crimes hediondos, tráfico de drogas, tortura e terrorismo.

Os reincidentes em lesões corporais ou roubo qualificado também seriam criminalizados caso houvesse parecer favorável de um promotor da Vara da Infância e autorização da justiça.

Desculpinha

A maioria da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) considerou inconstitucional a PEC.

Os defensores dos “direitos dos manos” seguiram o voto do senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP):

Essa pretensa solução aqui apresentada, ao contrário de resolver o problema, só irá trazer outros problemas, encher as penitenciárias do falido sistema penitenciário brasileiro de mais filhos DA pobreza deste país e agravar ainda mais um problema deste país.

Agendinha do apocalipse

Ainda existe algo mais apocalíptico do que o risco de a seleção brasileira perder a “copa das copas”.

Ou a grande chance de a Dilma Rousseff sair derrotada da eleição presidencial de outubro/novembro.

Fato concreto é que, em novembro, Ricardo Lewandowski assume a presidência do Supremo Tribunal Federal, no lugar do Super Joaquim Barbosa...

Comemorando

Os 30 anos do Comício Inaugural da Campanha das Eleições Diretas para Presidente da República, em 1984, será comemorado pelo Senado.

A sessão festiva será segunda que vem, às 11 horas, no plenário.

O evento é uma iniciativa proposta pelo senador tucano Álvaro Dias.

Aparelhamento da baderna

Alguém ainda duvida que a petralhada faz o que quer nos ditos movimentos sociais, manipulando manifestações (aparentemente até contra o governo), para gerar o clima pré-revolucionário de medo e caos?


Nazimaduro


Adolf Hitler deve estar PT da vida, lá no inferno, com a foto montada pela oposição venezuelana contra Nicolas Maduro...

Quem também deve estar PT da vida com Maduro é Simon Bolivar, o libertador da América, que em 1830 cunhou a definição que nada tem a ver com a caótica a autoritária República Bolivariana da Venezuela, de hoje:

"O sistema de governo mais perfeito é aquele que produz a maior quantidade de felicidade possível, maior quantidade de segurança social e maior quantidade de estabilidade política."

Promessa do Lobão


Mais confusão mental


Atestado final


Sonhos


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

21 de fevereiro de 2014
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário