"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

"REFÉNS DA SECA" - DE MAGNO MARTINS RELATA "A SECA COM CARNE E OSSO".

         Livro traz relato sobre a seca com carne e osso
 


Em caso de seca, não grite por socorro —você pode atrair o governo. Com suas salas imensas, servidores, assessores, computadores, estudos, gráficos, planilhas, esboços e projetos o governo dará à luz planos salvadores. Mas nada que se pareça com água.
 
Nesta terça, às 19h, o jornalista Magno Martins lança no Salão Verde da Câmara o livro ‘Refens da Seca’ (Editora Carpe Diem). Chega em meio à mais severa seca dos últimos 50 anos. Após percorrer 7,2 km pelos fundões de Pernambuco, Ceará e Paraíba, o autor produziu um relato do flagelo com carne e osso.
 
Fala do problema e das soluções. Entre elas o projeto de transposição de rios da China. Lá, funciona. Aqui, subverte-se o provérbio: muita seca ainda vai passar por dentro dos canais da obra da transposição do Rio São Francisco…

10 de dezembro de 2013
Josias de Souza - UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário