"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

EDUARDO PAES NÃO SE EXPLICA E SE COMPLICA SOBRE OS MILHÕES DE SUA FAMÍLIA

 

Questionado por repórteres sobre a origem dos US$ 8 milhões depositados no Panamá, em duas empresas que estão em nome de seu pai, mãe e irmã, o prefeito do Rio partiu para o ataque: “Papai sempre foi um homem rico, um advogado de sucesso”.
 
Primeiro problema para Paes, as firmas só foram abertas respectivamente nos dias 12 e 19 de julho de 2008, depois que ele foi secretário de Esportes de Sérgio Cabral e em plena campanha para a Prefeitura do Rio. Toda essa riqueza até então devia estar escondida embaixo do colchão.
 
Segundo problema: Eduardo Panamá reconheceu a existência de uma empresa no exterior, mas não sabia dizer nem quanto o pai tinha, nem em que país e negou de forma veemente a participação da mãe e da irmã. Os documentos obtidos em cartório não deixam dúvida: é no Panamá, paraíso fiscal, local usado para lavagem de dinheiro. Aliás, se o dinheiro fosse limpo, que mal teria o pai de Eduardo Paes depositá-lo em bancos brasileiros.

Terceiro problema para o prefeito: são duas empresas, não há a menor dúvida, os documentos são incontestáveis e a complicação maior é que o administrador nomeado pelo pai de Eduardo Paes é o mesmo usado pelo hotel St. Peter, que pretende empregar José Dirceu.

Quarto problema: se está tudo legal, não há problema que eu como deputado federal, solicite à Polícia Federal e à Receita Federal que investiguem a origem do dinheiro. Eduardo acusou minha filha, a deputada estadual Clarissa Garotinho de ter vazado os documentos para a imprensa. É mentira! Mas que diferença faz se foi ela ou outra pessoa? O que importa é a origem dos R$ 20 milhões depositados pela família Paes no Panamá.

Por último Eduardo Paes diz que sempre foi rico e que diferente da família Garotinho não enriqueceu na política. Prefeito, minha declaração de bens está à sua disposição. Sua, da polícia e da Receita Federal. Minha vida já foi vasculhada várias vezes por perseguição política e nunca encontraram nada, porque minha visão não é de fazer patrimônio na política.

Hoje, Paes estava impossível. Falam algumas pessoas próximas que ele estava tomando um Rivotril por hora. E soltando desaforos com todo mundo, parecia o Félix, nervoso e descontrolado dizendo que “salgou a Santa Ceia”.

(artigo enviado por Mário Assis)

10 de dezembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário