"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

PUNIÇÕES À GANGUE DE LULA, O "BARBA", TÊM APENAS VALOR SIMBÓLICO

'Punições recentes têm apenas valor simbólico'
 
 


Avaliação é de Mariana Mota Prado, da ONG Transparência Internacional.  Doutora em direito e professora no Canadá, ela propõe uma 'justiça anticorrupção' para acelerar condenações
 
Doutora em direito e professora na Universidade de Toronto, a brasileira Mariana Mota Prado, que integra a direção da ONG Transparência Internacional no Canadá, diz que episódios como a punição do mensalão têm apenas valor "simbólico", pois não são acompanhados por mudanças efetivas na Justiça.
 
Folha - Julgamentos como o do mensalão e do deputado Natan Donadon são um avanço?
Mariana Mota Prado - A pergunta é: qual o percentual de pessoas que se engajaram em corrupção que essas condenações representam? O mensalão é um caso. Se é exceção da regra, não resolve o problema. E ainda tem a discussão de que o mensalão foi decidido como foi por pressão popular. Aí o valor simbólico é ainda maior e a possibilidade de mudar o problema estrutural, menor.
Esses casos não indicam mudança estrutural, têm valor simbólico.
 
Qual é a saída?
A gente tem Justiça Eleitoral, trabalhista, por que não criamos uma justiça anticorrupção? Muitos dizem que não há punição porque o problema está na investigação mal feita. Todos os estudos que li sobre isso dizem que não é o caso que chega capenga ao Judiciário. Tem muito recurso, a Justiça é muito lenta e formalista.
 
Recentemente, grandes empresas delataram atos de corrupção às autoridades no Brasil. Você acha que novos casos virão?
Incentivos institucionais aumentam ou diminuem a corrupção. A multa para atos contra a administração pública é de até 20% do faturamento. É altíssima. A empresa vai pensar: "Vou correr o risco ou implementar um sistema de compliance [conformidade às leis e combate à corrupção]?". A lei é um incentivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário