"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

ESCOLHAS ERRADAS DO BRASIL


A verdade é que detesto corridas de carro. O barulho e a voz do locutor oficial me ferem os ouvidos. Barulho... Os altos decibéis me provocaram ânsia de vômito. Mas a coisa a dizer é outra.
 
Pelo que dizem por aí, falta pouco para o Brasil ser admitido à OPEP, com a profusão de petróleo fino, grosso... Encontrado em novas jazidas e anunciadas com rufar de tambores Com a refinaria em sociedade com a Venezuela socialista bolivariana, com os preços da gasolina e do diesel sempre em alta, com a mistura de álcool e os carros “flex”, com a grana do pré sal para a educação...
 
Tudo isto e muito mais que os “nossos” governantes estão projetando, nos encaminha para o sonho de Stefan Zweig: seremos “o país do futuro”. Estamos fazendo “crescer o bolo para repartir depois”, como prometia o economista Delfim Neto há quase meio século, no tempo em que a Caterpillar “do Brasil”, com seus técnicos americanos, pesquisava o “vegetrol” (hoje biodiesel) em segredo, no Paraná.
 
Como dois mais dois são quatro, presume-se que este país vai investir em educação, no futuro, tanto quanto Taiwan, Coréia do Sul, Japão. Recursos do pré sal. O que deixa a gente com a pulga atrás da orelha é que os países ricos do hemisfério norte, embora sejam majoritários na exploração de tanto petróleo, associando-se à Petrobrás multinacional, pesquisam e investem na direção oposta das energias alternativas.
Naquele leilão de um só lance a Shell, os chineses e sei lá quem mais, levam uma vantagem jamais vista em contratos de partilha, nos quais, normalmente, os países exportadores “ficam com 80% do óleo produzido”. Nas contas do ex-presidente da Associação de Engenheiros da Petrobrás, Fernando Siqueira, dos quarenta por cento que dizem ter sobrado para o Brasil, restarão no final das contas e divisão de royalties uns 18%... Um negócio “da China”!
No salão de Frankfurt a Mercedes Benz apresentou seu modelo novo e econômico, o S-500, um carro híbrido, sem luxo, que percorre 100 km com 3 litros de gasolina. Motor V6, elétrico, turbinado, com baixa emissão de gases depois de rodar 30 km. A Audi, lançou o modelo “Sport Quattro”, híbrido, tração nas 4 rodas, 8 velocidades e consumo de 2,5 litros de combustível para rodar 100 km. A Volks lançou seu modelo elétrico, o “e-UP” com 82 cavalos que percorre 160 km com uma carga de bateria.
Outros fabricantes bem conhecidos apresentaram modelos diferenciados: Citroen mostrou o modelo “Cactus”, movido a ar comprimido, que roda 34,5 km com um litro de combustível. A Ford da Europa desenvolveu o “Focus Eletric”, com bateria de lítio que pode ser carregada em 3 a 4 horas. Os chineses, associados com a Daimler-BYD, estão vendendo na China, Europa e Estados Unidos, o modelo elétrico “Denza”.
Mesmo com toda a verdura politiqueira que a propaganda espalha pelo Brasil, estas tecnologias vão demorar a chegar por aqui. Temos muito petróleo pra o consumo doméstico! O que garante que ainda poderemos entupir mais as ruas metropolitanas e as estradas com os modelos ultrapassados e poluentes, garantindo mais lucros para as “montadoras”, mais IPVA e multas de trânsito para o Estado, mais pedágios, mais acidentes...
Em resumo, o governo joga na guerra do trânsito para a redução da população. Joga no desprezo à saúde para a redução da população. Joga com as drogas para a redução da população. Joga com o crime organizado em “guerrilhas” com nomes como PCC, Comando Vermelho, e outros, para a redução da população.
 
Joga com o contrabando de armas de guerra para reduzir o poder de intervenção policial. Joga com a justiça morosa e interpretada, com presídios superlotados que formam mais criminosos, controlados por chefes que comandam seus “fiéis”, confortavelmente instalados em presídios de “segurança máxima”
 
Este governo democrático pra inglês ver cumpre à risca o catecismo dos controladores da economia global, cujas declarações e documentos de reuniões em seus clubes e associações semi-secretas, informam sobre a intenção de promover a morte de mais da metade dos habitantes deste planeta até o ano 2050.
Prepare-se para viver no mundo onde todas as “alucinações” da ficção científica poderão ser transfiguradas em realidades, onde todos os caminhos estarão abertos e disponíveis para o desenvolvimento pleno das capacidades que o cérebro humano possui e ainda não utilizou. Computadores e implantes poderão, em futuro próximo, criar “cyborgs”, homens-máquina, para a guerra ou para atividades pacíficas.
 
Por enquanto, vamos continuar pensando viver num país livre e democrático. Vamos continuar pensando que as eleições podem dar passagem para administradores honestos. Vamos continuar pensando que os recursos decorrentes da produção agro pastoril, exploração mineral, biodiversidade, águas...
São insuficientes e devemos recorrer ao FMI, Banco Mundial... E outros controladores do sistema financeiro globalizado que acorrenta o planeta.
 
16 de dezembro de 2013
Arlindo Montenegro é Apicultor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário