"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

A HERANÇA DE DILMA (PARTE 1) - A ECONOMIA EM QUEDA

       


Uma conta de quase 250 bilhões de reais em aumento de gastos públicos manterá o governo sob pressão ao final do atual mandato e no início do próximo. Resultado: 2015 pode ser mais um ano de economia fraca.

O Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, ganhou nos últimos meses uma nova atribuição: tentar acalmar o mercado financeiro, cada vez mais ansioso com os rumos da economia do país. Holland tem mantido reuniões com economistas dos principais bancos e gestoras de recursos. “Nos encontros, ele costuma ouvir mais do que falar”, afirma André Perfeito, economista-chefe da gestora Gradual, participante de duas dessas conversas.

Na tarde de 8 de novembro, uma sexta-feira, o ministro da Fazenda. Guido Mantega, apareceu sem avisar na sala do 15* andar do prédio da Presidência da República na avenida Paulista, cm São Paulo, onde estavam Holland e a nata do setor financeiro. O tema da reunião era o resultado das contas públicas de setembro, que revelou déficit de 9 bilhões de reais as projeções eram de saldo levemente positivo.
Mantega se empenhou em mostrar aos analistas que o governo reconhece a necessidade de fazer um ajuste – e que ele virá. Também prometeu resultados melhores em outubro. Foi mais uma tentativa do governo de mostrar que tudo está sob controle.

“O governo acordou para a piora nas contas públicas”, diz André Loes, economista-chefe do banco HSBC, presente no encontro. “É uma mudança de postura significativa. Mas será suficiente?”

ECONOMIA EM BAIXA

A maioria das instituições financeiras e consultorias prevê que Dilma Roussefí entregará ao presidente eleito no ano que vem – com boa chance de ser ela própria – uma economia com indicadores bem piores do que os recebidos em 2011. Segundo cálculo do economista Felipe Salto, da Tendências Consultoria, a fatura dos gastos com Previdência, juros da dívida. desonerações ao setor produtivo e repasses do Tesouro para bancos públicos vai subir 245 bilhões de reais de 2010 a 2014, alcançando quase 740 bilhões. Será um acréscimo de 50% nessas despesas, enquanto a inflação do período – que esteve sempre acima do centro da meta – deverá somar 27%.

“A herança de Dilma em 2015 será um grande passivo”, diz Salto. “Ajustes duros terão de vir rapidamente, seja quem for o chefe de Estado.” Com esse quadro, é praticamente certo que nos próximos dois anos o desempenho da economia continue baixo – serão completados então inéditos cinco anos de crescimento modesto.

SEM MELHORA

Nada indica, ate agora, que haverá uma melhora das contas em 2014. Ao contrário. Para ficar num exemplo: o custo de isenções fiscais, como as voltadas para a compra de automóveis e as das folhas de pagamentos de 42 setores – as chamadas desonerações -, deve somar 78 bilhões de reais em 2013.

Se nada mudar, chegará a 93 bilhões no fim do ano que vem. O impacto dessa e de outras despesas será sentido no saldo das contas públicas: previsões dos bancos e de consultorias indicam que o superávit primário (a poupança feita para amortizar juros da divida pública) ficará pouco acima de 1% no próximo ano.
A marca de 1,5% de superávit é considerada o mínimo necessário para fazer o endividamento cair.

Em 2010, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou sua gestão com superávit de 2,7%. No fim do primeiro mandato, em 2006, a folga havia sido de 3,2%. “O grande problema é que o gasto atual foi planejado pai a uma economia que cresceria 4,5% ao ano. Mas faz tempo que crescemos muito menos”, diz Mansueto de Almeida, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Para complicar, o governo tem adorado práticas contábeis pouco ortodoxas, como registrar dividendos que tem a receber de estatais no futuro, o que o mercado chama de “contabilidade criativa”.

DÍVIDA SUBINDO

Uma piora leva a outra. Com amortizações em queda, a dívida bruta vem subindo. Ao final de 2014, chegará a 61%, 8 pontos percentuais a mais que em 2010. A do México é de pouco mais de 35%. O custo para rolar a divida, símbolo do grau de confiança do mercado, tem sido no caso do Brasil o pagamento de 12% ao ano de juros para quem compra seus títulos oficiais, enquanto o México paga 5%, e a Colômbia, 6%. “Esses países perseguem a meta de superávit com seriedade”, diz Tony Volpon, chefe de Pesquisas para Mercados Emergentes das Américas do banco japonês Nomura Securities.

Com esse cenário montado, as agências de classificação de risco já ameaçam rebaixar a nota de crédito do Brasil. “Uma dívida bruta que avance muito acima de 60% do PIB pode, sim, nos levar a rever a nota”, diz John Chambers, diretor do Comité de Classificação de Risco Soberano da agência Standard & Poor”s. Na S&P, o país já está em perspectiva negativa. Outra demonstração da incredulidade do mercado é dada pela evolução do indicador chamado Credit Default Swap (CDS).

Ele mede o seguro pago nos títulos da dívida pública. Quanto maior o CDS, maior o risco de investir aqui. Em 2013. o Brasil alcançou os maiores níveis desde a crise de 2009. E o pior: ao final de outubro, o CDS brasileiro estava mais de 50 pontos acima do de países como Colômbia e Peru, que têm notas de crédito piores do que a nossa em agências como S&P e Moody”s.

 Para analistas, é um sinal de que o Brasil corre mesmo o risco de perder o status atual, o rebaixamento por agências de risco, somado a um quadro de piora fiscal e a uma retirada mais acelerada dos estímulos que o Federal Reserve, o banco central americano, tem dado à economia dos Estados Unidos, criaria um cenário de extrema dificuldade para o Brasil em 2014.

O ex-ministro da Fazenda Delfim Netto chamou essa combinação de “risco de uma tempestade perfeita, uma analogia à coincidência de vários fenômenos climáticos desastrosos. Embora seja uma probabilidade considerada baixa, ela não deve sei descartada. Sua ocorrência poderia levar o país à recessão.

(artigo enviado por Mário Assis)

26 de novembro de 2013
Daniel Barros
Revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário