"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Petralhas avacalham a Justiça com pedido de Dirceu para trabalho em hotel e doença inventada de Genoíno

Avacalhar com a imagem do Judiciário, se possível, causando danos pessoais a Joaquim Barbosa. Eis a tática evidente dos condenados petistas no Mensalão. O fato de José Dirceu de Oliveira e Silva pedir autorização judicial para “trabalhar” durante o dia no Hotel Saint Peter (que fica pertinho do Palácio do Planalto e da explanada dos ministérios, em Brasília) é encarado como um escárnio jurídico. Se o Super Barbosa permitir, perante a opinião pública, é ele quem acaba conivente com a piada de mau gosto.
 
Barbosa já foi induzido a entrar de gaiato na farsa da doença cardíaca de José Genoíno. O Super Presidente do STF se viu pressionado pelas circunstâncias e pelos argumentos jurídicos a autorizar Genoíno, em caráter temporário, a começar o cumprimento da pena pelo Mensalão em “prisão” domiciliar ou hospitalar. Dificilmente o laudo da junta médica da Universidade de Brasília vai alegar que o caso de Genoíno é grave. Mesmo assim, para avacalhação geral da nação, Genoíno será aposentado como deputado, tendo direito aos proventos de R$ 26,7 mil de parlamentar, mais 100% de gratificação pela suposta “invalidez”.
 
Mais piada que os atos de Dirceu e Genoíno contra a Justiça é a invenção midiática sobre uma briga intestina entre Luiz Inácio Lula da Silva e seu ex-ministro da Casa Civil. Os dois sempre foram e serão unha e carne. Por isso, é mero jogo de cena qualquer nota plantada na imprensa de que Dirceu estaria PT da vida com Lula porque o Presidentro administrando mal suas declarações sobre o resultado do Mensalão e a prisão dos companheiros mensaleiros. O que Lula tem feito, até agora, é colaborar com a tática de desmoralização da Justiça. Nada mais, nem menos.
 
Estranho mesmo é o comportamento da defesa de um dos “mensaleiros” presos em Brasília. O publicitário Cristiano Paz, ex-sócio de Marcos Valério, apontado como o operador do mensalão, pediu transferência para um presídio de Minas Gerais. No entanto, seu advogado Casteljar Neto logo voltou atrás: “Após reflexão do requerente, em conjunto com sua família e, sobretudo diante da constatação de que o mesmo se encontra recolhido em local seguro, conclui-se que que a melhor alternativa a melhor alternativa é sua permanência na capital federal”.
 
Como Valério também não sabe se volta para MG ou se fica no DF, tudo indica que os condenados devem estar recebendo as esperadas “pressões” para que não abram a boca sobre verdades até agora não contadas sobre o Mensalão. A petralhada ainda teme até quando Valério vai aguentar a humilhação da cadeia totalmente calado...
 
Top, top, top
 
Golpe de Mestre
 
 
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

26 de novembro de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário