"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

REJEIÇÃO A DILMA 'TRAMBIQUE' ENTRE ELEITORES DE MARINA CHEGA A 60%

 
 Votos de Marina Silva seriam pulverizados homogeneamente entre Aécio, Dilma e Campos. Segundo a última pesquisa Ibope, rejeição da presidente entre os marineiros chega a 60%
 

A ex-senadora Marina Silva se filiou recentemente ao PSB
Foto: André Coelho / Arquivo O Globo
A ex-senadora Marina Silva se filiou recentemente ao PSB André Coelho / Arquivo O Globo

Com a expectativa de um quadro sem a ex-senadora Marina Silva na disputa presidencial, os partidos estão reavaliando as preferências do eleitorado. A última pesquisa Ibope, divulgada no mês passado, ajuda nesta equação ao mostrar que a migração dos votos da ex-senadora entre a presidente Dilma Rousseff (PT), o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador Eduardo Campos (PSB) é quase que homogênea, levando em consideração a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Entre os que disseram que optariam por Marina na corrida eleitoral para o Palácio do Planalto, 40% admitiram que votariam ou poderiam votar em Aécio; 36% em Dilma; e 32% em Campos.
 
 
— O eleitor da Marina não tem uma oposição marcada. Na eleição passada, foi mais um voto de descontentamento do que um voto de apoio à candidata.
 
Por outro lado, a maior rejeição dos marineiros vai para Dilma. De acordo com a pesquisa, 60% dos eleitores da ex-senadora declararam que não votariam na presidente de jeito algum. Em relação a Aécio Neves e a Campos, esses percentuais são de 31% e de 27%, respectivamente.
 
A ex-senadora se filiou ao PSB, partido presidido pelo governador de Pernambuco, depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitar o registro do Rede Sustentabilidade. Mas, a pesquisa mostrou que Campos ainda é desconhecido no eleitorado de Marina: 36% disseram não conhecê-lo suficiente para opinar se votariam nele, e 5% não sabiam ou não opinaram.
 
Ainda pairam dúvidas se Marina poderia ser a candidata à Presidência no PSB, em vez de Campos. Mais da metade dos eleitores do governador (51%), com certeza votariam ou poderiam votar em Dilma; 48% en Marina e 43% em Aécio Neves.
 
A pesquisa foi realizada de 12 a 16 de setembro de 2013, antes de Marina e Campos se unirem. Foram realizadas 2.002 entrevistas em 141 municípios

10 de outubro de 2013
Juliana Castro - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário