O crime compensa: Lula recebe medalha “Suprema Distinção” da Câmara
A Medalha Suprema Distinção que será entregue ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Câmara dos Deputados custará R$ 4 mil. A informação consta em nota de empenho emitida no dia 11 de outubro pelo órgão. O valor refere-se à confecção da premiação, sob a responsabilidade da Metalvest Indústria e Comércio. A proposta da condecoração foi do deputado Simão Sessim (PP-RJ).
A premiação foi criada em 2002 para agraciar Soberanos, Chefes de Estado, Presidentes do Senado Federal, Presidentes da República, Presidentes do Supremo Tribunal Federal e altas personalidades estrangeiras e nacionais que, pelos serviços relevantes realizados em sua atuação pública, tenham-se tornado merecedores de especial reconhecimento da Câmara.
No mesmo ano da criação, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu a honraria, do ex-presidente da Casa, o atual senador Aécio Neves. Na época, o parlamentar afirmou que o homenageado mereceu a condecoração não apenas como presidente da República e ex-membro do parlamento, “mas como democrata que é, porque todas as suas ações foram a de um democrata que soube respeitar a independência das instituições”.
De acordo com o Ato da Mesa nº 136, de 20/11/2002, que instituiu a criação da Medalha, esta deve ser confeccionada em prata dourada, com duas correntes ornadas com estrelas de cinco pontas e ouro branco.
A premiação também deve ter gravadas as inscrições “Câmara dos Deputados” e “Suprema Distinção”, com a silhueta do edifício do Congresso Nacional.
Ainda segundo o ato, a Medalha tem como complementos um diploma e uma roseta rígida com fecho de pressão para fixação na lapela, coberta com fita de gorgurão de seda, nas cores verde e amarela.
A Medalha é concedida pela Mesa da Câmara dos Deputados, por proposta de um ou mais de seus membros, devidamente justificada ou pelo Presidente da Câmara dos Deputados, por iniciativa própria.
Segundo a Segunda Secretaria da Câmara, responsável pela organização e manutenção dos registros e arquivos relativos à Medalha, a data para entrega da insígnia deve ser definida na próxima semana e depende da agenda do ex-presidente Lula. O Instituto Lula informou ao Contas Abertas que a previsão é de que a condecoração aconteça no dia 29 de outubro.
Confira aqui a nota de empenho – Medalha Suprema Distinção
20 de outubro de 2013
Marina Dutra - Contas Abertas
Nenhum comentário:
Postar um comentário