"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 20 de outubro de 2013

O CREME NÃO CONDENSA, QUERO DIZER, O CRIME COMPENSA...

O crime compensa: Lula recebe medalha “Suprema Distinção” da Câmara

A Medalha Suprema Distinção que será entregue ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Câmara dos Deputados custará R$ 4 mil. A informação consta em nota de empenho emitida no dia 11 de outubro pelo órgão. O valor refere-se à confecção da premiação, sob a responsabilidade da Metalvest Indústria e Comércio. A proposta da condecoração foi do deputado Simão Sessim (PP-RJ).
 
A premiação foi criada em 2002 para agraciar Soberanos, Chefes de Estado, Presidentes do Senado Federal, Presidentes da República, Presidentes do Supremo Tribunal Federal e altas personalidades estrangeiras e nacionais que, pelos serviços relevantes realizados em sua atuação pública, tenham-se tornado merecedores de especial reconhecimento da Câmara.
 
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
 
No mesmo ano da criação, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu a honraria, do ex-presidente da Casa, o atual senador Aécio Neves. Na época, o parlamentar afirmou que o homenageado mereceu a condecoração não apenas como presidente da República e ex-membro do parlamento, “mas como democrata que é, porque todas as suas ações foram a de um democrata que soube respeitar a independência das instituições”.
 
De acordo com o Ato da Mesa nº 136, de 20/11/2002, que instituiu a criação da Medalha, esta deve ser confeccionada em prata dourada, com duas correntes ornadas com estrelas de cinco pontas e ouro branco.
 
A premiação também deve ter gravadas as inscrições “Câmara dos Deputados” e “Suprema Distinção”, com a silhueta do edifício do Congresso Nacional.
 
Ainda segundo o ato, a Medalha tem como complementos um diploma e uma roseta rígida com fecho de pressão para fixação na lapela, coberta com fita de gorgurão de seda, nas cores verde e amarela.
 
A Medalha é concedida pela Mesa da Câmara dos Deputados, por proposta de um ou mais de seus membros, devidamente justificada ou pelo Presidente da Câmara dos Deputados, por iniciativa própria.
 
Segundo a Segunda Secretaria da Câmara, responsável pela organização e manutenção dos registros e arquivos relativos à Medalha, a data para entrega da insígnia deve ser definida na próxima semana e depende da agenda do ex-presidente Lula. O Instituto Lula informou ao Contas Abertas que a previsão é de que a condecoração aconteça no dia 29 de outubro.
 
Confira aqui a nota de empenho – Medalha Suprema Distinção

20 de outubro de 2013
Marina Dutra - Contas Abertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário