"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 20 de outubro de 2013

CÍNICO, LULA AFIRMA QUE O PT CHEGOU AO PODER E SE ENVOLVEU EM CORRUPÇÃO

Em entrevista a jornal espanhol, Lula critica o PT

  • Para ex-presidente, chegada ao poder deu origem a problemas como a corrupção

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Foto: Reprodução
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Reprodução
BRASÍLIA — Em entrevista ao jornal espanhol "El País", o ex-presidente Lula afirmou que, com o crescimento do PT, ao longo desses 33 anos e sua chegada ao poder, foram surgindo defeitos, como o apego ao Parlamento e a cargos públicos, e a corrupção. Apesar disso, Lula disse que dirigentes do partido foram previamente condenados, por meios de comunicação, no julgamento do mensalão, inclusive à "prisão perpétua".
“Era um partido pequeno (o PT), que depois passou a ser grande e, como tal, foram aparecendo defeitos. Gente que dá muito valor ao Parlamento, outros aos cargos públicos”, disse Lula, ao "El País". epois de interromper o ex-presidente, o repórter retoma o assunto, afirmando que Lula estava dizendo que, nesse processo de crescimento (do PT): “Aparece a corrupção”, completa Lula.
Na entrevista, o ex-presidente diz que é necessário renovar o PT e lembra, com saudosismo, de como o partido funcionava no passado:
“Eu queria dizer que as pessoas costumam esquecer os tempos difíceis em que era bonito carregar pedras. A gente acreditava, era maravilhoso. Um grupo mais ideológico, as pessoas trabalhavam de graça, de manhã, de tarde e de noite. Agora você vai fazer uma campanha e todo mundo quer cobrar. Não quero voltar às origens, mas gostaria que não esquecêssemos para que fomos criados (o PT). Por que queríamos chegar ao governo? Não para fazer como os outros, mas para agir de maneira diferente.”
Apesar do mea culpa em relação à atuação do PT, o ex-presidente criticou a imprensa pela cobertura do julgamento do mensalão:
“No caso dos companheiros do PT, já foram previamente condenados. Alguns meios de comunicação o fizeram, independente da sentença, inclusive à prisão perpétua. Alguns (petistas) nem podem sair na rua.”
20 de outubro de 2013
O Globo
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário