"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 20 de outubro de 2013

CONVOCADOS POR DILMA, EXÉRCITO REFORÇA SEGURANÇA PARA GARANTIR PRIVATIZAÇÃO DE LIBRA

Exército já reforça segurança para leilão do pré-sal do Campo de Libra.  Os militares estão posicionados em frente ao Hotel Windsor
 


Homens do Exército fazem o reforço na segurança em frente ao Hotel Windsor para leilão do pré-sal do Campo de Libra
Foto: Fernando Quevedo / Agência O Globo 
Homens do Exército fazem o reforço na segurança em frente ao Hotel Windsor
para leilão do pré-sal do Campo de Libra Fernando Quevedo / Agência O Globo

O Hotel Windsor, na Avenida Lúcio Costa, na orla Barra da Tijuca, que na segunda-feira será palco do primeiro leilão do pré-sal, com a oferta do Campo de Libra ao mercado, já está com a segurança reforçada. Na madrugada deste domingo, 33 militares do Exército estavam posicionados na porta do hotel. Com escudos e armamento não letal, eles estão preparados para atuarem em manifestações com tumultos — se houver necessidade. Além do reforço na portaria do Windsor, três Jipes e Caminhões do Exército patrulhavam a praia. O aparato chamava a atenção de quem passava pelo local.
Moradora de São Paulo, a estudante Celina Kawall, de 21 anos, não sabia que o leilão acontecerá no hotel. Surpresa com a presença dos militares, ela disse que chegou a pensar que a segurança era para a presidente Dilma Rousseff:
 
— Quando eu vi tantos homens do Exército pensei que só poderia ser para alguém muito importante com a presidente.
 
O reforço na segurança em frente ao hotel também intrigou um grupo de sete amigos moradores da Tijuca que foram passar a madrugada na praia. A estudante Victória Celestrine, de 20, pensou que a presença dos militares se tratava de um treinamento.
 
— Achei estranho esses homens na porta do hotel. Fiquei surpresa — comentou a estudante.
 
Já a gerente administrativo Juraci Vasconcelos, de 51, que estava em um quiosque da praia, estava ciente que o leilão vai ocorrer no hotel. Ela aprovou a presença do Exército na segurança. Apesar da programação de manifestações por parte de petroleiros e de movimentos sociais, o atendente de um quiosque Júlio César Pacheco, de 51, não está preocupado.
 
— Não acredito que haverá tumulto. Está muito bem policiado — disse o atendente.
 
Nesta madrugada, os pontos de bloqueios nos acessos ao hotel ainda não tinham sido montados. Na portaria, havia apenas o movimento da chegada de noivas. Em uma das portarias do Windsor um comunicado informava que da 0h da segunda-feira até a 0h de terça-feira o trecho da Praia da Praça do Ó até o Hotel Sheraton estará interditado para veículos e pedestres. O acesso só será permitido com a comprovação de residência no local.
 
O Campo de Libra é a maior reserva de petróleo já encontrada no Brasil. Ele está localizado na Bacia de Santos (RJ). Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que as polícias Militar e Civil estão mobilizadas para atuar em colaboração com o Exército na operação que foi determinada pela Presidência da República. A PM reforçará o policiamento ostensivo no entorno do perímetro determinado pelos Exército e vai atuar em pelo menos 15 pontos de bloqueio na Barra da Tijuca. No restante do estado, a PM informa que vai reforçar a segurança em 13 pontos que incluem prédios públicos e locais de aglomeração. Delegacias distritais da Polícia Civil e unidades especializadas da instituição estarão com suas equipes reforçadas para o atendimento de ocorrências relacionadas ao evento.

20 de outubro de 2013
Waleska Borges - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário