"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 24 de agosto de 2013

"MAIS MÉDICOS": PARA O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DE MG, SEM REVALIDA, É CASO DE POLÍCIA

Conselho de medicina de Minas chamará polícia para médico estrangeiro sem Revalida. Em Pernambuco, o conselho regional decidiu não fazer o registro dos médicos estrangeiros vindos pelo programa Mais Médicos

Presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, João Batista Soares (Eduardo Rocha/CRMMG)



O Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) vai acionar a polícia para os casos de profissionais estrangeiros que atuarem no estado por meio do programa Mais Médicos sem passarem pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) e pela avaliação de fluência em português. Segundo o presidente da entidade mineira, João Batista Soares, trata-se de exercício ilegal da profissão.
De acordo com Soares, o conselho mineiro irá fiscalizar todos os profissionais estrangeiros ou brasileiros formados no exterior para verificar se estão de acordo com a lei.
"Esse treinamento de três semanas que vão fazer é besteira. Querem trabalhar só com esse treinamento, mas a lei exige o Revalida e exame de idioma. O governo pode burlar a lei?", indagou. "Se estiverem irregulares, é exercício ilegal da profissão. E isso é caso de denúncia à polícia", completou Soares.
Em entrevista ao jornal Estado de Minas, de Belo Horizonte, o presidente do CRM-MG afirmou que o conselho vai orientar os profissionais do estado a "não socorrerem erros dos colegas cubanos". Mas Soares disse que foi "mal interpretado" e que os pacientes que passarem pelos estrangeiros e tiverem problemas serão atendidos normalmente pelos médicos brasileiros. "Nós socorremos os pacientes. Mas não nos responsabilizaremos pelo erro anterior. E falamos em cubanos porque o número de profissionais daquele país é maior. Mas vale para qualquer estrangeiro", concluiu.

Pernambuco — O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) decidiu não fazer o registro de médicos estrangeiros que não tiverem o Revalida. "Sem o número que habilita o exercício da profissão, essas pessoas estarão no exercício irregular e ilegal da profissão", afirmou a presidente do conselho estadual, Helena Carneiro Leão.
"Médico sem registro no conselho não pode exercer a profissão. Sem o diploma revalidado, como saber se o profissional é realmente médico?", indaga ela.
 
Segundo a presidente, o estado não tem nenhuma resolução semelhante ao conselho de Minas Gerais. Ela disse que os conselhos regionais irão se reunir em Brasília, na próxima terça-feira, e sua expectativa é que se chegue a uma resolução comum a ser adotada em todo o País.
24 de agosto de 2013
(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário