"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 8 de maio de 2019

PT TRABALHA PARA SUSTAR DECRETO SOBRE ARMAS ASSINADO POR BOLSONARO


PT afirma que a competência para ampliar o porte de armas é do Congresso Nacional e não do Poder Executivo.

Ato assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e publicado nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU), facilita porte de armas de fogo no Brasil.

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado apresentou nesta quarta-feira (8) um decreto legislativo para sustar o decreto de Bolsonaro.

A sigla justifica que a competência para ampliar o porte de armas é do Congresso Nacional e não do Poder Executivo.

“É evidente que não há legitimidade para o Poder Executivo, por meio de decreto, suprimir a vontade do legislador e da população em restringir a posse e o porte de armas, razão pela qual tal abuso de poder deve ser controlado pelo Congresso Nacional com a aprovação do presente Decreto Legislativo“, diz o documento do PT no Senado.

O decreto legislativo precisará ser analisado pela CCJ do Senado e depois pelo plenário da Casa. Em seguida será analisado pela Câmara e, se aprovado, entrará em vigor a suspensão.

“Para todo decreto presidencial, há uma análise de constitucionalidade”, disse o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).


08 de maio de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário