"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

CARTA PSICOGRAFADA AO ESPÍRITO DE KARL MARX, SOBRE O BRASIL NO SÉCULO XXI

Resultado de imagem para karl marx frases
Prezado Marx,
Como vai? Como é a vida, aí nesse plano espiritual em que você se encontra? Por aqui, meu amigo, nem tão cedo as transformações de estrutura acontecem.  As elites dominantes brasileiras, indiscutivelmente, são as mais inteligentes do mundo, para o lado delas. Estão aí há 517 anos e, no fim do túnel, não temos perspectivas de mudanças reais.
Se mais adiante ocorrer algo, deve ser apenas uma melhoradazinha, aquilo que antigamente nós chamávamos de “cala a boca, não reclama não que está tudo bem”. Mas mexer mesmo a estrutura sócio-político-econômica, este século 21 não verá isso, talvez não veja nem no século 22.
NO BALNEÁRIO… – Certa feita, o grande jornalista Tarso de Castro, já falecido (que eu tive a honra de conhecer no antigo PDT), declarou que o Rio de Janeiro, é um balneário e por isso, a mudança não sairia daqui.  Nesse momento, eu quero ampliar a proposta dele e afirmar que esse maravilhoso país virou uma grande colônia de férias “deitada eternamente em berço esplêndido”. Olha a força das palavras aí.
O pessoal só quer se divertir, pular carnaval, jogar futebol, praticar danças, coreografias e haja entretenimento. E olha que eu gosto de futebol, continuo torcendo pelos meus times verde e branco, não importa a divisão ou local onde estejam.
Agora estão dizendo que vão fazer grandes eventos, festividades mais ainda para ver se turistas aparecem. Nada contra, convenhamos, mas a turma não quer nem ouvir falar em mudar, de fato, as estruturas. Enquanto isso, os desníveis sociais e econômicos continuam.
ELOGIO A TEMER – Saiba que ouvi hoje, na Baixada Fluminense, um professor de História afirmar que “Temer é um bom administrador e está realizando importantes reformas”. Curiosamente, há alguns anos, quando conheci este professor, ele se dizia anarquista… Eita! Como os tempos mudam…
Se você encontrar por aí o espírito do Mao Tsé Tung, transmita-lhes os meus parabéns, pelos 68 anos de aniversário de fundação da RPC – República Popular da China. Ele sabia das coisas e, pedagogicamente, compartilhou as idéias. Ele foi um bom professor de Ensino Fundamental, do sexto ao nono ano. Por aqui, agora resolveram chamar o Mao Tsé Tung de Mao Zedong. E já tem brincalhão falando em Mao Zé Dong. Esses humoristas…
Abração em todos. Quando quiser, apareça. Na sessão espírita, os médiuns já estão sabendo que você vai psicografar mensagens. E que o Criador (que tem muitos nomes) nos abençoe com Saúde e Paz !

10 de outubro de 2017
Antonio Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário