"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

A REAÇÃO DOS "INTOCÁVEIS" A FAVOR DO CORRUPTO AÉCIO NEVES

Resultado de imagem para aecio neves charges
Charge do Jota A (O Dia/PI),
Ao recorrer contra o afastamento imposto pelo Supremo, a defesa de Aécio Neves afirmou que ele não pode “ser tratado como um funcionário público qualquer“. A expressão ajuda a entender o levante que uniu senadores de partidos rivais em defesa do tucano.
O Senado se reuniu na última terça-feira para discutir se deveria confrontar o tribunal. Réus e investigados da Lava Jato fizeram os discursos mais inflamados, tratando os parlamentares como intocáveis. “O que nós estamos vendo no Brasil hoje? Está se perdendo o respeito“, esbravejou Romero Jucá, que parece ter perdido a fé num acordão para estancar a sangria “com o Supremo, com tudo“.
COLLOR E BARBALHO – O senador Fernando Collor disse que os colegas deveriam se insurgir em defesa de Aécio. Ele chamou os últimos dois procuradores-gerais da República de “canalhas“, “calhordas” e “sujeitinhos à toa“. Para sensibilizar o plenário, disse que o Legislativo estaria sendo “achincalhado” e “criminalizado” pelo Judiciário.
O peemedebista Jader Barbalho, preso e algemado no escândalo da Sudam, foi além. “Hoje me parece que existem membros do Poder Judiciário sonhando com ditadura“, acusou, sem citar um único nome. O senador Renan Calheiros, alvo de 17 inquéritos no Supremo, engrossou o coro. “Estamos vivendo no Brasil um Estado policialesco“, sentenciou.
ACABAR COM TUDO – Em outro trecho do discurso, Jucá descreveu investigações que envolvem congressistas como “atentados” contra a democracia e “o povo deste país“. Ele alegou que a Lava Jato teria a intenção de “acabar com a classe política, os partidos, o governo“.
O senador Aécio foi gravado quando pedia R$ 2 milhões a um empresário. No diálogo, ele acrescentou que o dinheiro deveria ser entregue a alguém “que a gente mata ele antes de fazer delação“. Ao defender o tucano, Jucá citou Jesus Cristo e comparou os juízes a Pilatos. “A turba agora julga, condena e executa“, protestou. Faltou dizer quem encarnaria o ladrão Barrabás.

10 de outubro de 2017
Bernardo Mello Franco
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário