"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 25 de junho de 2017

CRISE NA VELHA POLÍTICA: EM NOVA PESQUISA NACIONAL, PT É REJEITADO POR 50% E PSDB POR 47%

Os dados são do DataPoder360, do portal Poder360


O DataPoder360, do portal Poder360, realizou pesquisa nacional nos dias 17 e 19 de junho, entrevistando 2.096 pessoas em 27 municípios. Com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os resultados não foram dos melhores para a chamada “política tradicional”.

Ao menos, para os partidos que lideraram a corrida eleitoral de 2014.

O PT ‘lidera’ a rejeição, com 50% dos entrevistados dizendo que jamais votariam no partido. O PSDB não fica tão atrás assim, chegando aos 47%. Considerando tais números, fica ainda mais forte a tese do “outsider”, que necessariamente precisará mostrar-se à parte das grandes estruturas.

A eleição de 2018 seguramente será fora de todos os padrões tradicionais.


25 de junho de 2017
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário