"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

ODEBRECHT AMEAÇA COLOCAR EM CENA CÓPIAS DE SEGURANÇA, UMA DELAS ESTÁ NA SUIÇA

Resultado de imagem para lista de fachin charges
Charge do Sponholz (sponholz.arq.br)
Ex-executivos da Odebrecht, mas inevitavelmente sintonizados com o patriarca da empresa, revelaram nos vídeos que contêm suas delações que a construtora possui o que chamaram de cópias de segurança contendo comprovantes dos depósitos que fizeram e dos repasses entregues a vivo diretamente aos personagens do destino das propinas. As cópias foram criptografadas, uma delas depositada na Suiça.
Será esta iniciativa mais uma etapa do processo que envolve as delações homologadas pela Justiça. Será uma etapa decisiva, pois até agora os acusados desmentem as acusações e, portanto, os acusadores com uma afirmação genérica de que não receberam recursos ilegais e não possuem contas no exterior. Não negam os encontros e, na maioria dos casos a procedência dos recursos. Limitam-se a dizer que o dinheiro recebido encontrava-se dentro da lei e nas prestações de contas que prestaram à Justiça Eleitoral do país.
COMPROVAÇÃO – A negativa é um lance difícil, porque os doadores dos recursos, no caso da Odebrecht, claramente tomaram providências para assegurar sua comprovação. Tarefa fácil no caso dos depósitos bancários registrados, além de registrados também os respectivos saques e transferências. Esta fase do processo tem tudo para se revestir de confrontos de grande apelo informativo. Para não dizer de apelo sensacional.
Na época moderna ninguém conseguirá escapar da tecnologia, das facilidades e riscos que ela própria proporciona. As redes sociais de comunicação arquivam sem dúvida todas as comunicações que passaram por elas. Tanto assim que um dos ex-executivos da Odebrecht revelou ter advertido um dos personagens abastecidos que não usasse a comunicação na qual pedia comprovação de depósito, pelo celular.
DOAÇÃO ILEGAL – Esta advertência revela ao Mesmo tempo o caráter ilegal da doação e também a cautela que o ex-executivo tinha de manter o sigilo, inclusive referente à empresa. Será um capítulo longo este que tem como cenário as cópias criptografadas capazes de desarmar muitos argumentos de negativa por parte dos que receberam recursos. Como são tantos, a confrontação deverá se alongar no tempo.
Com base nas prisões efetuadas e nos valores revelados seja difícil negar os fatos concretos. O ex-presidente Lula, por exemplo, como está publicado no O Globo de sexta-feira, afirmou que se alguém recebeu dinheiro em seu nome, esse alguém deve ser preso.
Nessa história do propinoduto tem que se levar em conta os intermediários. Eles podem desviar para si uma pequena parte do que receberam, digamos uma parcela de 5% do que transferiram. Mas esta é outra questão.
17 de abril de 2017
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário