"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

MIRIAM LEITÃO DIZ QUE TEMER ERRA AO INDICAR PESSOA TÃO PRÓXIMA A ELE E AO PSDB


Resultado de imagem para alexandre de moraes charges
Charge do Miguel, reproduzida do JC/PE
O presidente Michel Temer errou na indicação do ministro da Justiça Alexandre de Moraes para a vaga no Supremo. Temer foi citado na Lava-Jato, vários dos seus ministros também, alguns deles já estão sendo investigados. Esta não é a hora de escolher para o STF alguém da sua copa e cozinha e membro do PSDB.
O Brasil já viveu constrangimentos demais com ministros que claramente têm uma inclinação partidária. O ministro Dias Toffoli foi advogado do PT em campanhas presidenciais e, ao ser indicado para a vaga de ministro, achou que não estava impedido de atuar no julgamento do mensalão. Esse é um dos casos, não o único.
Neste momento com o primeiro e segundo escalões do governo sob o escrutínio do STF seria melhor se o governo Temer não tivesse escolhido um membro do PSDB, e um ministro do seu governo, e muito menos uma pessoa tão controversa.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – No artigo que só pode ser lido na íntegra em O Globo impresso, a colunista Míriam Leitão compara Moraes a Toffoli e lembra também o comportamento parcial de Ricardo Lewandowski, que foi revisor no processo do mensalão e “não escondeu, ao longo do julgamento, que tinha um lado”, e depois, no processo do impeachment de Dilma Rousseff, vetou uma importante testemunha de acusação, o procurador de contas do TCU, Júlio Marcelo de Oliveira, e permitiu que o ministro Nélson Barbosa, autor de uma das pedaladas, testemunhasse a favor da presidente. Por fim, Míriam Leitão assinala que Moraes fatalmente irá julgar no Supremo integrantes do governo a que serviu como ministro da Justiça. Detalhe importante: a cobertura de O Globo e da TV Globo foi amplamente favorável à indicação de Moraes, e a colunista Míriam Leitão apareceu como voz solitária na Organização Globo, ao criticar uma situação político-jurídica verdadeiramente deplorável. (C.N.)

08 de fevereiro de 2017
Míriam Leitão
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário