"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

CUNHA ALEGA TER ANEURISMA IGUAL AO DE DONA MARISA E PEDE PARA SER LIBERTADO


Cunha levou um monte de documentos para mostrar a Moro
Ao chegar para seu primeiro depoimento ao juiz Sérgio Moro, o ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha leu uma carta em que diz ter um aneurisma como o de dona Marisa Letícia, segundo sua defesa. Cunha disse então que precisa de cuidados que não seriam possíveis no Complexo Médico Penal de Pinhais, em Curitiba, onde está preso desde outubro.
Ao fim da audiência, a defesa protocolou na Justiça Federal de Curitiba um pedido de liberdade de Eduardo Cunha.
O ex-deputado prestou depoimento sobre a acusação de que recebeu R$ 5 milhões em propina referentes ao esquema envolvendo o projeto do campo de petróleo de Benin, na África, segundo as investigações da Operação Lava-Jato.
MUITOS DOCUMENTOS  – A defesa disse ao Globo que desconhecia o teor da carta levada por Cunha ao juiz Sérgio Moro. O ex-deputado ainda levou um calhamaço de papéis para que fossem consultados durante seu depoimento.
Inicialmente, o processo do ex-deputado corria no Supremo Tribunal Federal (STF). Quando foi cassado, perdeu o foro privilegiado, e o processo passou para Curitiba.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Em tradução simultânea, o tal “calhamaço” de documentos que Cunha levou para a audiência com o juiz Moro significa que sua delação premiada já está começando, de maneira informal. Em entrevista a Ricardo Noblat, o presidente Temer disse que, em relação à Lava Jato, sua preocupação “é zero”. Bem, de agora em diante tudo vai ser diferente, porque Cunha é o personagem que sabia demais, como no clássico de Hitchcock, e Temer passa a ser mais suspeito do que o mordomo do vampiro. (C.N.)

08 de fevereiro de 2017
Gustavo Schmitt
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário