"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

CENSURA AOS JORNAIS REVELA QUEM NA VERDADE É O SUBCHEFE JURÍDICO DA CASA CIVIL




Resultado de imagem para gustavo do vale rocha
Assessor foi nomeado a pedido dos caciques do PMDB
O episódio da censura à Folha e ao Globo revela o aumento da influência e do prestígio do subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha, dentro do Palácio do Planalto. Rocha é quem assina a petição em nome da primeira-dama, Marcela Temer, pedindo à Justiça de Brasília a proibição de publicação de informações sobre chantagem de um hacker sofrida por ela.
A bancada do PT do Senado anunciou que vai entrar com uma representação na Comissão de Ética Pública da Presidência pedindo investigação sobre a atuação dele.
Segundo a líder petista na Casa, Gleisi Hoffmann (PR), se ficar comprovada que houve irregularidade, o partido vai pedir a abertura de procedimento. “A atuação dele no caso fere a lei de conflitos de interesse. Deveria ter, no mínimo, um registro na agenda dele de uma conversa sobre o assunto com a primeira-dama”, disse a senadora.
SEM IMPEDIMENTO – Em resposta à Folha, Rocha afirmou que não vê conflito de interesses em sua atuação no episódio. “Em razão da função que exerço, nos termos da consulta por mim formulada ao Conselho Seccional da OAB/DF logo que tomei posse, só há impedimento para exercer a advocacia contra a Fazenda Pública”, disse.
Questionada, a assessoria da Presidência da República afirmou que o assessor da Casa Civil é “advogado da primeira-dama” e, por isso, foi acionado para entrar no caso.
O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) nacional, Claudio Lamachia, que condenou a censura determinada pela Justiça de Brasília, seguiu o mesmo discurso de Rocha sobre a legalidade de sua participação no pedido de liminar. “Segundo a lei, não há impedimento para que ele atue nesse caso. Como ocupante de cargo público, ele não pode advogar contra a União, que é quem o remunera”, disse.
DEU APOIO A GEDDEL – É a terceira vez que Rocha assume uma causa particular da família Temer. Outras duas foram em defesa do próprio presidente, todas elas no Tribunal de Justiça do Distrito Federal – uma contra o ex-ministro Ciro Gomes e outra em relação ao irmão dele, Cid Gomes, ex-governador do Ceará.
Em novembro, o assessor jurídico apareceu em gravações feitas pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero em que atua no caso envolvendo o ex-ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) e uma obra em Salvador – Geddel saiu do governo por causa do escândalo.
Na ocasião, Rocha alegou que teria apenas recomendando que o tema fosse enviado à AGU (Advocacia-Geral da União).
ADVOGADO DE CUNHA – Ele já advogou para Geddel e outros membros do PMDB, incluindo o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (RJ), hoje preso em Curitiba, e acumula o cargo na Casa Civil com a função de conselheiro do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) – posto para o qual foi indicado com o apoio de Cunha.
Rocha é alvo de críticas nos bastidores do Judiciário por acumular o cargo da assessoria jurídica do governo com a cadeira que tem no CNMP. Segundo ele, o conselho já decidiu pela compatibilidade entre as duas funções.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A matéria da Folha está incompleta e não faz justiça ao grande talento jurídico de Gustavo do Vale Rocha. Ele foi nomeado na cota de Eliseu Padilha, com apoio de todos os caciques do PMDB que estão envolvidos em corrupção, porque era advogado do partido e trabalhava para eles. No caso de Geddel, mentiu ao alegar que apenas sugeriu passar o caso à AGU, porque sabia que a AGU já se manifestara, em definitivo, contra a pretensão de Geddel. Ou seja, Gustavo Rocha estava pressionando a AGU a refazer o laudo, a pedido de Geddel e Padilha. O assessor da Casa Civil já havia errado antes, ao fazer a atrapalhada defesa do governo no processo da presidência da EBC. Perdeu a causa, culpou a AGU e Temer teve de editar uma Medida Provisória para que a União retomasse a presidência da EBC. Agora, ao censurar a Folha e O Globo, Gustavo Rocha coloca Temer e Marcela em má situação e transforma o assunto num apimentado escândalo nacional. (C.N.)

14 de fevereiro de 2017
Camila Mattoso e Débora Álvares
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário