"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

PARA A FAZENDA, SÃO INACEITAVEIS OS JUROS NOS CARTÕES DE CRÉDITO DO BB E DA CAIXA


Resultado de imagem para juros charges
Charge do Cicero (ciceroart.blogspot.com)
Técnicos do Ministério da Fazenda garantem que o descontentamento do governo com os juros exorbitantes cobrados nos cartões de crédito não se restringe aos bancos privados. Também atinge o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, controlados pelo Tesouro Nacional. A ordem na Fazenda é para que BB e Caixa expliquem, detalhadamente, o porquê de cobrarem juros anuais que passam de 400% ao ano. Não há, no entender de assessores de Henrique Meirelles, nada que justifique isso.
Outro ponto de estranhamento: nem o BB nem a Caixa anunciaram o repasse para os clientes dos dois cortes de 0,25 ponto percentual que o Banco Central fez na taxa básica de juros (Selic) desde outubro último. Os dois bancos aumentaram as margens de lucro.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Aleluia, irmão! Só pode ser um milagre de Natal. Apesar de o Ministério da Fazenda estar nas mãos de um ex-banqueiro, enfim seus técnicos perceberam que os juros do cartão de crédito estão altos demais – ou seja, criminosos demais. Mas será que realmente pretendem cobrar alguma providência ou será apenas mais um factóide governamental? Logo saberemos(C.N.)


23 de dezembro de 2016
Vicente Nunes
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário