"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

JANTAR DO PRESIDENTE TEMER COM A BASE ALIADA FOI CONSIDERADO UM SUCESSO

Temer e Marcela receberam mais de 300 pessoas

Com o jantar oferecido no Palácio do Alvorada aos deputados na noite deste domingo, o presidente Michel Temer fechou com chave de ouro um final de semana de intensas negociações pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do teto dos gastos públicos. Este era o comentário unânime dos meios políticos, na noite de ontem, em Brasília.

Além do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, marcou presença no Alvorada o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, e o principal – dos 414 deputados da base do governo que foram convidados, cerca de 300 estavam presentes.

O jantar objetivou garantir que os deputados estivessem em Brasília logo após o final de semana, para garantir o quórum da votação em primeiro turno na Câmara, prevista para a sessão de hoje.

308 VOTOS – O presidente precisa de 308 votos, em dois turnos, para aprovar a matéria na Câmara. Suas lideranças afirmam ter uma folgada margem de 360 votos. Mas o corpo-a-corpo deverá continuar até o início da votação. O presidente da República telefonou para todos os indecisos na busca de mais votos, além de participar neste domingo de um almoço com líderes da base aliada para discutir o assunto, na casa do deputado Rogério Rosso, líder do PSD, com comparecimento do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do DEM do Rio de Janeiro, o líder do governo na Câmara, André Moura, do PSC de Sergipe, e o deputado Aguinaldo Ribeiro, do PP da Paraíba, entre outras lideranças.

Segundo comunicado da liderança do governo na Câmara, durante a reunião, o líder André Moura explicou a Temer que a base aliada está plenamente convencida da necessidade da aprovação da PEC 241 nesta segunda-feira.

A tão falada PEC do Teto limita o aumento das despesas do governo, por 20 anos, à inflação oficial dos 12 meses anteriores. Mas a partir do décimo ano, o presidente da República poderá propor ao Congresso Nacional uma nova fórmula.

CONFIANÇA – O ministro da Secretaria de Governo, ex-deputado Geddel Vieira Lima, responsável pelas negociações do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional, calcula que a proposta deverá ser aprovada na Câmara com o apoio de mais de 350 deputados. Geddel deu essa declaração após participar do jantar, no Alvorada.

“Foi uma presença expressiva, se você considerar um domingo à noite. A partir desta segunda, vamos estar com o quórum absolutamente significativo para uma aprovação importante dessa matéria. Eu não sei quantos votos a proposta receberá, essa história de contar votos é com o Eliseu, mas acho que vamos passar dos 350 votos”,declarou.

A PEC já foi aprovada pela comissão especial da Câmara que a analisava e agora deve ser votada, em dois turnos, no plenário da Casa, antes de seguir para o Senado Federal.

AGRADECIMENTO – Segundo Geddel, no jantar deste domingo, o presidente Michel Temer fez um discurso em tom de “agradecimento ao apoio que foi dado” pelos parlamentares.

“O presidente reafirmou a importância para o país de termos uma aprovação expressiva dessa matéria. Saímos todos convencidos que esse encontro foi importante e o resultado vai ser muito bom para o país”.

No jantar, Michel Temer afirmou, sem citar algum caso específico, que qualquer “movimento corporativo” contra a PEC “não pode ser admitido”. Ao longo dos últimos dias, parlamentares da oposição, a Procuradoria Geral da República e entidades médicas posicionaram-se contrários à matéria.

“Todo e qualquer movimento de natureza corporativa que possa tisnar a PEC do teto não pode ser admitido. De modo que vocês fazem um trabalho extraordinário no Legislativo brasileiro e este fato, o fato de aprovarmos, numa segunda-feira, antevéspera de um feriado, uma matéria de tamanha relevância, tamanha importância, vai ganhar o aplauso de todo o povo brasileiro”, ressaltou o presidente da República.


10 de outubro de 2016
José Carlos Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário