"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 10 de setembro de 2016

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Como os pobres irrigam políticos com milhões?


As fontes financeiras de roubalheira da petelândia e adjacências começam a secar? Esta é a esperança. Além dos mensalões, petrolões e afins, os processos de identificação e combate à corrupção começam a identificar novos e criativos de "fabricar" dinheiro para a politicagem. O Tribunal Superior Eleitoral e o Tribunal de Contas da União identificaram 21.072 pessoas que transferiram, juntas, nada menos que R$ 168 milhões para campanhas municipais.

Nenhum problema se os doadores não fossem cidadãos que vivem na linha de pobreza, com renda incompatível para fazer benesses. Ou seja, são "laranjas" de esquemas de desvio de dinheiro vindo de negócios com o setor público que alimentam candidatos e partidos. Vários dos doadores também figuram como beneficiários de programas federais de compensação de renda, como o famoso Bolsa Família. Muitos outros figuram como membros do movimentos sociais, que praticam ativismo e terror revolucionário, como MST e sua variante urbanóide, o MSTU.

Além de identificar como a grana chega aos generosos doadores sem-renda das campanhas, uma força-tarefa do Miinistério Público Federal e a inteligência da Receita Federal vão mergulhar na delicada investigação para descobrir de onde vem o dinheiro. A suspeita é que a grana não venha apenas de negociatas com a administração pública. Algumas cooperativas de crédito ligadas aos ditos "movimentos", que funcionam como pequenos bancos, podem ser fontes de irrigação de recursos para candidaturas, usando as brechas legais possíveis. Também paira a suposição de que os "banquinhos" estejam, também, fazendo lavagem de dinheiro de atividades ilícitas ou criminosas - incluindo tráfico de drogas, armas, prostituição e jogatina ilegal.

Obviamente, que a politicagem beneficiada do sistema institucionalizado de corrupção já começa a reagir para barrar investigações ou desmoralizá-las. A tática defensiva dos criminosos passa por usar super-escritórios de advocacia para produzirem chicanas jurídicas permitidas pelos infindáveis recursos previstos no regramento excessivo brasileiro. A organização criminosa também tem seu sistema de inteligência, baseado em alta espionagem ilegal, para obter informações que possam atingir moralmente, prejudicar profissionalmente ou destruir os investigadores. O jogo sujo está apenas começando, na medida em que as investigações crescem em dimensão e apertam o cerco aos esqueminhas e esquemões de roubalheira.

Os segmentos esclarecidos da sociedade não podem tolarar as manobras que tentam abafar as investigações contra a corrupção no Brasil. É urgente avançar não só no combate aos corruptos, mas evoluir na insititucionalização de sistemas de prevenção. Transparência Total e mecanismos de controle social da população sobre a máquina estatal são os remédios mais eficazes, no curto prazo. No médio e no longo, é preciso que o brasileiro se liberte da cultura do "jeitinho" - facilitadora de todas as formas de corrupção.

Armações ilimitadas


Saideira com bronca


Canalhagem


Apelando geral


Espinhos para Dilma


Desespero vermelho


Incomparável


Chute no $talinácio




Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

10 de setembro de 2016
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário