"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 10 de setembro de 2016

INVESTIGAÇÃO SOBRE DILMA, LULA, MERCADANTE E CARDOZO SERÁ FEITA PELO JUIZ SÉRGIO MORO



Charge do Sinovaldo, reproduzida do jornal Vale dos Sinos


Devido à cassação do mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, muita coisa está mudando na Lava Jato, porque a moleza do foro privilegiado passa a não mais existir, obrigando que inquéritos em curso no Supremo sejam encaminhados para os juízes federais Sérgio Moro, em Curitiba, ou Vallisney de Oliveira, em Brasília. Um desses inquéritos a ser redistribuído investiga os ex-presidente Lula da Silva e Dilma Rousseff, os ex-ministros Aloizio Mercadante e José Eduardo Cardozo e dois ministros do Superior Tribunal de Justiça, Francisco Falcão e Navarro Dantas, acusados de formação de quadrilha e obstrução à Justiça, no caso da nomeação de Navarro Dantas para o STJ com objetivo de libertar o empreiteiro Marcelo Odebrecht e outros megaempresários presos na Lava-Jato, segundo denúncia do ex-senador petista Delcídio Amaral.

Como se trata de questão ligada diretamente à Lava Jato, deve ser encaminhada ao juiz Moro. No caso, a suspeita se confirmou na prática. Quando Dantas foi nomeado para o STJ, a defesa de Odebrecht estrategicamente apresentou o recurso a ser relatado pelo novo ministro, segundo a praxe do tribunal. Mas “vazou” a notícia da armação comandada por Dilma, e antes do julgamento publicamos aqui na Tribuna da Internet.

Dantas realmente apresentou o parecer pela nomeação do empreiteiro, mas foi derrotado pela unanimidade dos demais ministros da Turma do STJ. E foi a partir daí que Marcelo Odebrecht passou a aceitar a ideia de fazer delação.

DILMA PROCESSADA– Não há dúvida de que Dilma Rousseff será processada, porque há várias investigações sobre ela, que foi citada por quatro delatores: o blogueiro Alberto Yousseff, o ex-senador Delcídio do Amaral e os executivos Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró, ex-diretores da Petrobras.

Delcídio e Cerveró afirmaram em seus depoimentos que Dilma sabia detalhes sobre a negociata para compra superfaturada da refinaria de Pasadena, que deu prejuízo de quase R$ 1 bilhão à companhia e continua a provocar perdas.

Além do caso de Pasadena, ocorrido quando Dilma presidia o Conselho de Administração da Petrobras, outros réus da Lava-Jato — como Marcelo Odebrecht e João Santana — já revelaram que Dilma tinha conhecimento de que parte dos recursos para a campanha tinha origem no esquema de corrupção na Petrobras.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Desde o início de 2014, quando Lula quis ser candidato à Presidência e Dilma não aceitou, ameaçando revelar detalhes do relacionamento dele com a amante Rosemary Noronha, o relacionamento entre os dois desmoronou e até deixaram de se falar. O pior foi que, nessa fase, cometeram um erro que agora lhes está sendo fatal — escolheram o então senador Delcídio Amaral como mensageiro e intermediário. (C.N.)


10 de setembro de 2016
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário