"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

MINISTRO DE DILMA TRABALHAVA PARA A ANDRADE GUTIERREZ DENTRO DO PLANALTO



Traumann passava para a empreiteira tudo o que Dilma fazia














Relatório de perícia da Polícia Federal produzido a partir de mensagens trocadas pelo celular do ex-presidente da Andrade Gutierrez e delator da Lava Jato Otávio Azevedo, sugere que o ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência Thomas Traumann tratava de assuntos de interesse da Andrade Gutierrez dentro do governo e chegou a vazar informações de uma reunião de Dilma Rousseff com ministros ao empreiteiro. Ele nega que tenha atuado pela empresa ou que tenha compartilhado dados do governo com o executivo.
Traumann foi assessor especial do governo em 2011 e nomeado porta-voz da presidente afastada Dilma Rousseff em 2012. Em janeiro de 2014 ele assumiu o comando do ministério, em substituição a Helena Chagas, cargo que ocupou até março de 2015. Antes de trabalhar no governo, o jornalista atuou no setor de comunicação corporativa da Andrade Gutierrez.
MENSAGENS – O relatório sobre as mensagens do ex-presidente da construtora foi incluído em inquérito público, que tramita na 13ª Vara Federal em Curitiba. Em 14 de outubro, de 2011, na condição de assessor especial, Traumann escreveu a Otávio Azevedo:
“No café da manhã, “chefa” disse que o entroncamento de rotas c/GRU (Guarulhos) e VRC (Viracopos, em Campinas) inviabiliza Caieiras.”
“Isso foi público?” perguntou Azevedo.
“Não, só ministros. Estávamos comentando a entrevista do Wagner ontem.”
A Andrade Gutierrez tinha interesse direto no assunto tratado na reunião — ela desenvolvia com a Camargo Corrêa projeto de construção de novo aeroporto em Caieiras, chamado “Novo Aeroporto de São Paulo (Nasp). O empreendimento contaria com financiamento do BNDES mas não foi adiante.
EXPLICAÇÃO – Ao Globo, Traumann disse que se referiu a apresentação feita pelo então ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, no dia anterior, dos editais de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília a ministros do TCU.
Embora não houvesse menção ao empreendimento de Caieiras na apresentação, Traumann disse entender que naquele momento a avaliação do governo sobre Caieiras “era pública e não sigilosa”, já que os editais mostravam que o vencedor dos leilões não sofreriam concorrência.
Em mensagem de boas festas enviada a Traumann no primeiro dia de 2014, quando o jornalista assumiu a Secretaria de Comunicação da Presidência, Azevedo incluiu no texto uma menção aos novos desafios profissionais do amigo: “Querido Thomas, que o ano novo venha com mais amigos e muitas alegrias (…). Novos conhecimentos serão adquiridos com novas informações que teremos acesso, em suma, ficaremos NOVOS DE TÃO FELIZES. Forte abraço, Otávio.”
CONTATOS FREQUENTES – As mensagens registram vários contatos entre os dois, marcando almoços ou jantares no Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília.
Em março de 2012, Traumann levou a Azevedo informações sobre outra reunião interna de governo, ocasião em que José Fortunati, prefeito de Porto Alegre, considerou tirar a Andrade Gutierrez do contrato de reforma do Estádio Beira-Rio para a Copa do Mundo de 2014.
“Fortunati avisou aqui que se não houver previsão de assinatura, vai tentar outro consórcio. O que está acontecendo?” escreveu Traumann a Azevedo em março de 2012, mencionando obra que interessava à Andrade.
Em 31 de outubro de 2012, Traumann escreveu ao executivo: “Missão dada, missão cumprida. Não importa a missão…” diz o texto, cujo contexto não é explicado no diálogo.
BRAÇOS ABERTOS – Em outra mensagem, de 11 de julho de 2011, o jornalista avisou a Azevedo que “suas opiniões” tinham sido aproveitadass em “regras a serem anunciadas” naquele dia pelo governo. Quando pensou em deixar Brasília, na mesma época, o executivo escreveu a Traumann: “Volta para a AG. Estamos de braços abertos.”
A resposta do jornalista veio dias depois: “Propuseram que eu cuidasse dos discursos e de algumas operações de imprensa da PR (Presidência). E seguimos amigos.”
Ao Globo, Traumann disse sempre ter defendido apenas os interesses do governo enquanto prestou serviços: “Enquanto trabalhei no governo, nunca defendi interesses que não fossem do próprio governo. Não tenho mais este número de celular de Brasília, portanto, não posso checar o contexto dessas trocas de mensagens de cinco anos atrás” — afirmou.
A assessoria da Andrade Gutierrez informou apenas que “mantém o compromisso de colaborar com a Justiça” e que “tem feito propostas concretas para dar mais transparência e eficiência nas relações entre setores público e privado”.

13 de julho de 2016
Thiago Herdy
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário