"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

OPERAÇÃO JANUS INVESTIGA ATUAÇÃO DE LULA COM A ODEBRECHT NO EXTERIOR

DINHEIRO DO BNDES PARA O PORTO MARIEL (CUBA) É UM DOS ALVOS


O ex-presidente Lula é mesmo o principal alvo da investigação que resultou na Operação Janus, deflagrada nesta sexta-feira (20) pela Polícia Federal em colaboração com o Ministério Público Federal.

Os investigadores apuram se Lula recebeu vantagens econômicas indevidas para influenciar “agentes públicos estrangeiros notadamente na República Dominicana, Cuba e Angola”, além de facilitar ou agilizar o trâmite de procedimentos de financiamentos de interesse das empresas do grupo Odebrecht junto ao BNDES. 
Também são investigados os financiamentos concedidos pelo BNDES ao conglomerado Odebrecht construção do Porto de Mariel, em Cuba, do Metrô de Caracas, na Venezuela, além de algumas obras no Panamá.

As investigações são conduzidas por um grupo formado pelos procuradores Francisco Guilherme Bastos, Ivan Cláudio Marx e Luciana Loureiro.

Além dos quatro mandados de busca e apreensão e dois de condução coercitiva, a Operação Janus inclui quebra de sigilos bancários, fiscais e de dados telemáticos de nove envolvidos, autorizadas pelo juiz da 10ª Vara Federal Vallisney Souza de Oliveira.

No pedido, os investigadores afirmaram já terem reunido “fortes indícios de irregularidades e de condutas, em tese delituosas, no sentido de, no mínimo, dissimular e ocultar valores de origem ilícita”. 
Esses valores foram pagos a empresas subcontratadas pela Odebrecht para a realização de obras no exterior.

Mencionado no inquérito, Lula não está entre os alvos da operação desta sexta-feira.



20 de maio de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário