"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 5 de março de 2016

MINISTROS DO SUPREMO DEFENDEM INVESTIGAÇÃO DE LULA E DILMA



Celso de Mello e Marco Aurélio querem investigar tudo

















Na quinta-feira, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a investigação da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com base no conteúdo da delação do senador Delcídio Amaral (PT-MS) que veio a público nesta quinta-feira, 3. “Qualquer sinal revelador de desvio de conduta precisa ser apurado”, afirmou. Mas na sexta-feira, criticou a condução coercitiva, dizendo que o juiz Sérgio Moro exagerou, porque esta medida só deve ser tomada em último caso. Em Curitiba, o juiz ponderou que a medida foi tomada para evitar tumultos, como o ocorrido no Fórum da Barra Funda, semana passada.
O ministro Celso de Mello, decano no Supremo, demonstrou preocupação com as informações na delação do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e disse que “o Brasil fica numa situação complicada”. “Isso fragiliza o Brasil em termos de responsabilidade internacional”, ele afirmou. O ministro admitiu, no entanto, que é muito cedo para que a delação reforce o embasamento para o pedido de impeachment contra a presidente.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
 O posicionamento do ministro Marco Aurélio é da maior importância. Depois que Dilma nomeou a filha dele para desembargadora federal, o ministro tem se tornado um pouco governista, digamos assim. Na quinta-feira, acordou para a realidade e veio fazer coro com Celso de Mello, que deu entrevista dizendo que as maiores autoridades do país não podem ser isentas de investigação. Os ministros do Supremo enfim estão lembrando que os governos passam, mas a Justiça permanece e a biografia deles precisa ser preservada. O país precisa confiar na Justiça e sobretudo no Supremo. Caso contrário, instaura-se o caos e a ditadura sobrevém, o que não se pode desejar. (C.N.)

04 de fevereiro de 2016
Gustavo Aguiar
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário