"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

A DISTORÇÃO DO CAPITALISMO BRASILEIRO


Veja publica um retrato 3×4 do modelo de capitalismo do Brasil, totalmente diferente das regras praticadas nos Estados Unidos, Austrália e países europeus.

Prevalece a máxima de que os lucros são privatizados e os prejuízos assumidos pelos governos, sob formas, diretas e indiretas.

Há exceções daqueles que realmente usam a liberdade de mercado e praticam a verdadeira competição.

Vejamos um exemplo típico da distorção do capitalismo brasileiro, segundo relato da Veja.

Em 2006 (pouco mais de dois anos após o PT chegar ao poder), numa operação nebulosa, em nome do “livre mercado”, a Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop) aliou-se à Construtora OAS, uma das “protegidas” dos ocupantes do Palácio do Planalto (Lula).

A primeira exigência (como sempre acontece) para realizar a operação era a liberação de incentivos e financiamentos, com juros negativos.

Se o governo não atendesse, o negócio se inviabilizaria.

O governo atendeu a OAS, apoiou e incentivou os “companheiros” do sindicato e dirigentes da Cooperativa de Santos a repassarem obras em andamento à Construtora.

Os adquirentes dos imóveis, nada sabiam.

Assistiram o “combinemo” à distância.

Das obras inacabadas, a Cooperativa transferiu de “mão beijada” alguns projetos em andamento, que nunca ficaram prontos, segundo a VEJA e se encontram totalmente abandonados.

Os “coitados” dos compradores caíram no “conto de vigário”.

Se fosse no capitalismo americano, os responsáveis já estariam presos e ressarciriam os enganados.

Lá o incentivo, a isenção, os juros negativos são usados como forma de uso do dinheiro público, que vem do bolso do cidadão, e, portanto, sofrem permanente acompanhamento em sua aplicação, com responsabilidade civil e penal definidas previamente.

No episódio da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop), o relato a seguir é emblemático da falta de critérios na liberação do dinheiro público no Brasil, o que é feito sempre em nome da criação de empregos.

“Sem carro, sem FGTS, sem casa –

Para comprar um apartamento da Bancoop, o vendedor Rogério Navarro e a mulher, a professora Silvana, rasparam o saldo do FGTS e venderam o carro.

A ideia era parar de pagar aluguel e atender ao pedido da filha, que sempre quis um quarto só para ela.
Só que a Bancoop quebrou, a OAS assumiu a obra e o prédio nunca saiu do chão.

Hoje, Navarro e a família vivem de aluguel em um apartamento na Zona Leste.

Ele diz não ter mais esperança de receber a casa.

“Nunca mais tivemos notícias da OAS.”

Por justiça, fica registrado que médios empresários cumpriram o acordo e terminaram as unidades repassadas.

Dois projetos foram transferidos para construtoras menores – a MSM e a Tarjab-, que concluíram os empreendimentos no prazo. 

O PT chegou ao poder em 2003 e ao invés de aprimorar as regras capitalistas do mercado, gerando oportunidades e regulando os incentivos, aceitou o “cântico de sereia” daqueles que vivem nas alcovas dos governos, em busca unicamente de vantagens e lucros pessoais e de grupos.

Nada mudou.

Ao contrário, o fosso da corrupção e do corporativismo doentio foi aprofundado.
Uma lástima, que ninguém sabe quando irá terminar o suplício do país.
Principalmente, dos mais pobres!



06 de fevereiro de 2016
Ney Lopes – jornalista, advogado, ex-deputado federal; ex-presidente do Parlamento Latino-Americano; professor de Direito Constitucional da UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário