"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

EM DEPOIMENTO À JUSTIÇA ELEITORAL, YOUSSEF CONFIRMA A CAPA DA VEJA COM "ELES SABIAM DE TUDO"

Eles-Sabiam-de-Tudo
Quando a revista Veja circulou com a capa acima, em outubro do ano passado, a militância trezeconfirma imediatamente alegou ser tudo mentira. Mesmo jornalistas disseram que aquilo não seria de fato “jornalismo”. Foram ataques pesados, a ponto de rolar depredação na sede da Abril pela UJS (União da Juventude Socialista), ligada ao PCdoB. E a quebradeira, pasmem!, foiparabenizada por um ex-ministro de Lula e Dilma).
Segue trecho de reportagem publicada hoje na Folha de São Paulo, por Andréia Sadi e Gabriel Mascarenhas (mas voltamos logo, não saiam daí!):
“O doleiro Alberto Youssef disse à Justiça Eleitoral que foi procurado por um emissário da campanha da presidente Dilma Rousseff no ano passado para trazer de volta ao Brasil cerca de R$ 20 milhões depositados no exterior (…) “Olha, uma pessoa de nome Felipe me procurou para trazer um dinheiro de fora e depois não me procurou mais. Aí aconteceu a questão da prisão, e eu nunca mais o vi”, disse Youssef à Justiça. O doleiro falou do assunto depois de ser questionado sobre reportagem publicada no ano passado pela revista “Veja”, segundo a qual o PT havia pedido sua ajuda para repatriar os R$ 20 milhões.” (grifos nossos)
Agora, o que foi relatado por Veja, em outubro do ano passado, pelo jornalista Robson Bonin, que a militância chamou de “reportagem mentirosa”:
“Na semana que vem, Alberto Youssef terá a oportunidade de relatar um episódio ocorrido em março deste ano, poucos dias antes de ser preso. Youssef dirá que um integrante da ­coor­­denação da campanha presidencial do PT que ele conhecia pelo nome de “Felipe” lhe telefonou para marcar um encontro pessoal e adiantou o assunto: repatriar 20 milhões de reais que seriam usados na cam­panha presidencial de Dilma Rous­seff. Depois de verificar a origem do telefonema, Youssef marcou o encontro que nunca se concretizou por ele ter se tornado hóspede da Polícia Federal em Curitiba. Procurados, os defensores do doleiro não quiseram comentar as revelações de Youssef, justificando que o processo corre em segredo de Justiça. Pelo que já contou e pelo que promete ainda entregar aos investigadores, Youssef está materializando sua amea­ça velada feita dias atrás de que iria “chocar o país”.” (grifos nossos)
Era mentira? Não era jornalismo? E agora, militância? Então eles sabiam de tudo? Depois não entendem porque cada vez menos gente ainda acredita em vocês – e ainda têm cara de pau de culpar a “grande mídia” ou inventar algum outro inimigo. Nada disso: a culpa é de vocês.
No mais, confirmando-se o teor desse depoimento, a saída de Dilma deixa de ser uma questão delicada e passa a ser uma obrigação pura e simples. Saia, Dilma! Fora, PT!

03 de julho de 2015
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário