"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

GUERRA NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES



A dupla dinâmica se defende demolindo o governo
De duas, uma: ou Eduardo Cunha e Renan Calheiros estão desesperados, a ponto de declarar guerra à presidente Dilma, imaginando os dedos dela manejando os cordéis das denúncias da Procuradoria-Geral da República a que precisarão responder por conta do petrolão, ou… 

Ou então endoidaram, julgando ser o sistema parlamentarista e ambos, primeiros-ministros.
Fora dessa dicotomia não há outra explicação. Desde que empossado o presidente da Câmara, e reempossado o presidente do Senado, em fevereiro, eles assestaram suas baterias contra a chefe do governo. 
Procuram de todas as formas criar problemas para Madame. Do projeto de lei de responsabilidade das empresas estatais, das emendas constitucionais da redução do número de ministérios, da bengala e da maioridade penal, até a terceirização e as mudanças no fator previdenciário, o bombardeiro é intenso E ainda guardam em seus arsenais duas armas secretas: o processo de responsabilidade contra Dilma, em função das pedaladas nas contas públicas, e o próprio impeachment.
DEFESA PRÉVIA
Estudantes do primeiro ano de psicologia concluiriam que a reação dos dois presidentes não passa de defesa prévia diante das acusações a que responderão perante o Supremo Tribunal Federal. Atacam em vez de defender-se, supondo que partem da presidente os planos para destruí-los. Afinal, o procurador Rodrigo Janot gostaria de ser reconduzido, coisa que só depende dela.
O Lula já aconselhou a sucessora a procurar Cunha e Renan, estreitando laços com eles e até atendendo, na base do possível, eventuais reivindicações fisiológicas. Dilma atendeu apenas em parte a sugestão, através de um jantar com um e diversos telefonemas ao outro, mas cada vez que surgem no Congresso propostas contrárias ao Executivo, mais ela se exaspera e promete revides.
Do jeito que se desenvolvem as escaramuças na Praça dos Três Poderes, logo virá o impasse, importando menos de que lado a esgarçada corda se romperá. A palavra estará com o Supremo Tribunal Federal, cuja decisão pode transformar os dois presidentes em réus.
E AS INSTITUIÇÕES?
A pergunta que fica é se as instituições aguentarão. Houve tempo em que os generais-presidentes mandavam tropa invadir o Legislativo e decretavam seu recesso, usurpando-lhe prerrogativas. Felizmente essa alternativa passou, mas acontecerá o quê na hipótese da condenação desses dois singulares líderes do PMDB, partido que na teoria apoia o governo Lula?
A guerrilha transforma-se em guerra, de nada valendo a trégua atual, que levou Renan Calheiros a Paris e Eduardo Cunha a Israel, devendo ambos encontrar-se em Moscou, no próximo domingo. Quando retornarem, quarta-feira, saberemos se o périplo serviu para acirrar ou minorar os ânimos.

04 de junho de 2015
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário