"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

DE NAPOLEÃO III A DILMA ROUSSEFF: AS ORIGENS DO SOCIALISMO BRASILEIRO


Argumenta-se corretamente que o estado brasileiro é patrimonialista, ou seja, emprega o velho mercantilismo, limitando e controlando mercados, para proteger e beneficiar aqueles próximos ao círculo do poder, penalizando a população. 
Porém poucos atentam explicar a origem da estratégia e identificar os principais elementos da intervenção estatal na economia. A origem são as políticas de incentivos a industrialização tomadas pela ditadura de Napoleão III, o primeiro presidente eleito da França que depois de um golpe de estado se nomeou Imperador e governou de 1848 a 1870. 
O tripé econômico de Napoleão III consistia na provisão de infra-estrutura em transportes [ferrovias e portos] e comunicação; nos gastos em construção civil [reconstrução e modernização de Paris e outras cidades] e criação de novos bancos para ofertar e baratear o crédito para indústria e agricultura. 
Ora, não é preciso ser um gênio para perceber que após a era Vargas quase todos os governos brasileiros macaquearam essas estratégias, JK com a construção de Brasília e rodovias e incentivos fiscais para a indústria; a Ditadura Socialista Militar com o BNH, BNDES, o funesto crédito rural, ferrovia do aço, Angra I, II…, n; e nos últimos 12 anos com o lulo-petismo hoje levado adiante pela gerentona 1,99 Dilma Rousseff.

Se a Napoleão III pode-se dar crédito ao boom das ferrovias [com uma média de 3kms por dia de estradas construídas por 20 anos], efetiva industrialização da França, a maravilhosa reforma de Paris sob o encargo de Haussmann, e criação de bancos de fomento a construção civil e industria, o BNH e BNDES franceses Crédit Foncier e Crédit Mobilier; tudo isso a um custo fiscal brutal, repleto de pedaladas fiscais e corrupção. 
Contrariamente ao que ocorreu com Lula e Dilma que destruiram a economia brasileira, o projeto napoleônico não gerou a ruína econômica da França porque dois dos fundamentos da economia não foram conspurcados pelo intervencionismo Napoleônico e paradoxalmente protegeram o governo de si mesmo: o padrão ouro e o livre-comércio. 
Sob o padrão ouro o governo Francês tinha uma política monetária limitada que o impedia de financiar seus gastos perdulários pela inflação. Apesar da longa tradição francesa de protecionismo, Napoleão III entendia a importância do comércio internacional e da competição externa e burlou a opinião pública e as FIESPs francesas fazendo acordos bilaterais de livre-comércio que efetivamente criaram um bloco de tarifas baixas na Europa ocidental.

12 de junho de 2015
in selva brasilis

Nenhum comentário:

Postar um comentário