"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 19 de maio de 2015

O IDIOTA SOU EU MESMO

                          Flagrante do Editor-chefe do Alerta Total em missão diária


O texto a seguir vai servir como uma espécie de “carta aberta”, hoje tão em moda, ao Jornalista Jorge Serrão.

Após o retorno e repercussão “zero” do meu último artigo no Alerta Total (MAIS-VALIA VERSUS CORRUPÇÃO NO BRASIL), resolvi repensar meus valores e atitudes,bem como fazer deste artigo o último, agradecendo o prestígio que sempre recebi do seu Editor-Chefe. 
Até mesmo para não prejudicar o interesse público pelo blog, um dos raros que ainda se preocupam com a verdade.

Ocorre que cheguei à conclusão que escrever desviando um só milímetro das discussões políticas que ocupam a cabeça de todo o mundo, e  que estão na “moda”, dá no mesmo que discursar para as paredes ,“muros de lamentação”, ou  nadar contra a forte correnteza. Escrever só para o papel dá no mesmo.

Sempre ousei dizer que o Brasil já havia atingido o triste índice de enquadrá-lo entre as sociedades em que a “idiotia” já havia tomado conta do seu povo. 
Essa situação,verdadeira, caracteriza  o regime da IDIOTOCRACIA. Os “dez passos” para chegar-se a isso estão previstos na web. Todos foram dados.

Mas esse estado de consciência coletiva, com algumas exceções, é claro, de  gente que não se deixou contaminar, tornou-se  uma forte correnteza, contra  a qual ninguém tem forças para nadar e vencer. E quem tentar ,este sim, será  o idiota. É o meu caso.

Sempre procurei publicar meus artigos no “Alerta Total”, com o qual mais me identifiquei todo esse tempo, seja pela admiração que tenho pelos seus articulistas, seja  pela postura editorial do seu titular, sempre inteligente,  franco, ousado, corajoso e claro.

Desde a minha juventude, até agora, que já estou velho, fui um inconformado com o “status quo” que se instalou no Brasil, onde a patifaria tomou conta da política. Conclui até que o “Brasil não deu certo”, seja como Colônia, Império ou República, e que deveríamos tentar a sua divisão para que cada um dos seus povos se organizasse  como país independente, começando pelo “meu” SUL (PR,SC.RS), onde as pré-condições estão “fervendo”.

Tive a felicidade de dar o pontapé inicial nessa discussão, com o lançamento do livro INDEPENDÊNCIA DO SUL, em 1986. A ideia cresceu tanto que não vai demorar muito o alcance desse objetivo. 
O Brasil, dividido, dará certo. Mas isso não ocorrerá nessa geração acovardada, afogada na mediocridade, não escapando nem a que vive hoje no Sul, que acabou se “abrasileirando” há todo vapor. Talvez na próxima isso ocorra. Mas será preciso que os culhões dos sulistas voltem ao lugar de origem . E saiam da “garganta” ,onde  hoje estão.

Na verdade creio que perdi muito anos da minha vida lutando para que o Sul ficasse independente. Mas com essa geração que aí está, ele nem merece. Parece que a sua submissão à bandeira brasileira confirma uma frase que está no “Hino Rio-Grandense”: “Povo Sem Virtude é Povo Escravo”.

Onde está o espírito libertário que fez a história do Sul?

19 de maio de 2015
Sérgio Alves de Oliveira é Sociólogo e Advogado.

Nota da Redação do Alerta Total: Repense sua atitude. O que você escreveu naquele artigo é de imensa gravidade. Quando escrevemos coisas assim, nem sempre temos resposta dos leitores. Já aconteceu com vários artigos meus que pegam pesado em questões polêmicas que as pessoas não querem ou preferem não enxergar ou encarar de frente. 
No final, todos os brasileiros pagam caro por tal postura de omissão no enfrentamento dos problemas. Você é um livre pensador. O Alerta Total precisa de livres pensadores como você. Publicamos seu artigo e aguardamos outros. 
Idiotas como você - e como eu - ainda somos necessários, de algum modo. Algumas pessoas ainda avaliam assim. Quando todos desistirem, aí, sim, seremos forçados a aderir à unanimidade burra proclamada pelo Nelson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário