"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

EFEITO DILMA FAZ A BOLSA DE VALORES ABRIR COM QUEDA DE 4,65

 



Já era esperada a rejeição dos investidores à continuação do governo de Dilma Rousseff. A Bolsa de Valores abriu com uma queda brutal, de menos 4,65%. Mas essa situação não pode prosperar. É claro que o Brasil está numa crise econômica gravíssima, com estagflação (inflação sem crescimento econômico), mas não se pode continuar derrubando o índice Bovespa.

Se as cotações continuarem caindo, será possível assumir o controle das empresas apenas comprando as ações ordinárias a preço vil, porque o patrimônio líquido delas terá maior valor do que os papéis oferecidos em bolsa.

A hora não é de desespero e desforra, mas de raciocínio lógico. É muito duro aturar uma presidente como Dilma Rousseff, totalmente despreparada. Aécio Neves não é nenhuma Brastemp, como se diz popularmente, mas seria um governante muito melhor do que ela, não há dúvida, mas não tem carisma para derrotar a máquina pública aparelhada pelo PT, com os eleitores de cabresto do Bolsa Família e a nova “classe média” da renda mensal per capita de 300 reais.

Quem tem ações na Bolsa não deve vender. Logo o mercado se normalizará e o índice Bovespa chegará à normalidade (no meu entender, algo em torno de 62 mil pontos; agora, está em menos de 50 mil).

Dilma, Lula e o PT passarão, e o Brasil resistirá a seus “malfeitos”, porque tem um encontro marcado com o futuro.

27 de outubro de 2014
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário