"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

À FLOR DA TERRA (OU CRÔNICA DO DIA SEGUINTE)

                   

 Adeus+Amor

 


 Eu já sabia! Escrevi no TMU uma tentativa de pitoniso, no dia anterior à eleição, dando 51% contra 49%. Errei por muito pouco. Cansei.

Vejam este artigo que escrevi em 09 de Setembro de 2014, mas não o publiquei, para não ser acusado de dar a idéia ou ter feito uma previsão. Anhangüera me lembrou de um comentário da má dama feito para sacanear o economista do Citibank, algo como “tem coisas que acontecem só porque foram previstas, o que faz acontecer é a previsão”.
Então guardei-o na prateleira, para ver o que o Tempo me diria…

Este o artigo: Andei pensando, de leve, na música do Chico Muarque, que diz – O que será, que será? Que andam suspirando pelas alcovas Que andam sussurrando em versos e trovas Que andam combinando no breu das tocas Que anda nas cabeças anda nas bocas Que andam acendendo velas nos becos Que estão falando alto pelos botecos E gritam nos mercados que com certeza Está na natureza Será, que será? O que não tem certeza nem nunca terá O que não tem conserto nem nunca terá O que não tem tamanho… – e imaginando o que acontecerá no dia 27 de Outubro, dia após o 2º turno, onde presumivelmente a governanta e sua quadrilha petralha terão a certeza que foram desalojados do “pudê”, a partir do dia 1º de janeiro de 2015? Ou não!

Na primeira hipótese, como se comportará esse partido calhorda que se facilitou em todo esse din din que sumiu do tesouro da viúva e da Petrobras, cujas tetas não mais poderão ser ordenhadas?

Será que vão utilizar a enorme quantidade de dinheiro que desviaram para fomentar os “movimentos sociais” que vem orientando e sustentando nestes últimos 12 anos, com o fito de desestabilizar a ordem social, que bem ou mal ainda existe? Para prejudicar a posse da seringueira, hipoteticamente a herdeira, fazendo com que os imbecis promovam esbórnia, e que a governanta não agirá, como não agiram até hoje na contenção e que a herdeira improvável, também terra do mesmo vaso apodrecido, não agirá?

Ou se sobrará para o Aécio, com tanta merda para consertar que ele não terá mãos a medir, e acabará deixando um terreno adubado para o novededos intentar uma volta, se o Universo deixar e ele não for ocupar seu lugar reservado no Hades…

O cara é tão ruim que, mesmo não sendo enterrado com a moeda na boca, o barqueiro Caronte é capaz de atravessá-lo através do rio Estige, em direção ao Hades, sem o pagamento do óbulo, apenas com o tró-ló-ló do mentiroso!

Bem, espero que as FFAA cumpram sua missão constitucional de defender a ordem democrática independentemente de ordens superiores.

Meu caros amigos, como diz simpaticamente o Salomão Schwartzman, SEJAM FELIZES!

–&–

Atualizando para 27 de Outubro (O Tempo falou)…

Pessoalmente, acho, e já achava desde 1977, quando me casei, que este país não tem conserto. Nessa época, as crianças já chegavam da escola sem os tênis, que os trombadinhas das esquinas lhes tinham roubado.

Se a população não quer enxergar o lixo petralha, quem sou eu para tentar isso? Palavrinha de consolo (fodam-se) para todos (eu incluso). Marina fora no 1º turno, Aécio fora no 2º, só sobrou o mesmo lixo… E eu não sou garí, nem tenho propensão para Don Quixote, para lutar contra moinhos de vento…

Meu conivente coeditor comparsa Anhangüera não quer fechar o blog. Entonces (como diria o meu amigo Marreta®), quem sabe postar um texto por dia e uma charge do nosso querido Róq, que imagino não conseguirá parar.

Isto para não desconsiderar o milhão de leitores que angariamos.

E só coisas melífluas e cor-de-rosa, que esse povo merece!
51% dos eleitores brasileiros sofrem de síndrome de Estocolmo. Apaixonaram-se por aqueles que os fodem. Parece aquela comédia de Shakespeare, Much Ado about Nothing (muito barulho por nada).

Um país que justifica a existência da lenda do Curupira, aquele que tem os pés voltados para trás, e anda de ‘fasto’, como diz o povo antigo.

QUE DUREZA, dizia a madre superiora para o pároco…

27 de outubro de 2014
in Blog do Giulio Sanmartini
Magu – à guiza de uma morna meia-despedida…

Nenhum comentário:

Postar um comentário