"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

PF INVESTIGA ORIGEM DO DINHEIRO DO MENSALEIRO PIZZOLATO


 
Preso na Itália e prestes a ter o pedido de extradição oficializado, o ex-diretor do Banco do Brasil condenado pelo mensalão, Henrique Pizzolato, é alvo de investigação da Polícia Federal por suspeita de lavagem de dinheiro. A polícia irá investigar se as contas abertas por Pizzolato no exterior movimentaram recursos públicos desviados e se foram remetidos ilegalmente.
 
Como a Folha revelou, o ex-diretor do BB usou o nome do irmão morto Celso para sacar, na Itália, milhares de euros depositados em três contas abertas na Espanha por ele e pela mulher, Andrea Haas. Uma delas seria anterior a 2010, de acordo com informações repassadas à PF pela Direção de Cooperação Internacional da polícia espanhola.
 
Além de usar o nome de Celso para as movimentações financeiras, Pizzolato também adotou a identidade do irmão para fugir do Brasil, tendo confeccionado a partir de 2007 diferentes documentos para o homem morto em há 35 anos. Por isso, a PF decidiu abrir dois inquéritos para apurar possíveis crimes cometidos por Pizzolato.
 
No Rio de Janeiro, os policiais se debruçam sobre a origem dos recursos que abasteceram as contas de Pizzolato no exterior e se ele está envolvido com lavagem de dinheiro. Em Santa Catarina, a PF busca os responsáveis pela confecção dos documentos falsos e tenta identificar quem ajudou o ex-diretor a fugir para a Itália.
EXTRADIÇÃO
 
O pedido de extradição de Pizzolato já foi finalizado na Procuradoria-Geral da República ontem, mas ainda está sendo completada a tradução do português para o italiano. O documento será enviado ainda esta semana para o Ministério da Justiça e, em seguida, ao Itamaraty _que então o enviará para o Ministério da Justiça da Itália. O texto do pedido se baseia no Tratado de Extradição entre Brasil e Itália e no Código Penal italiano.
 
(Folha de São Paulo)
 
20 de fevereiro de 2014
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário