"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A CULPA É DO GOVERNO



Gênesis Carmona, Miss Turismo
 
Está caindo de podre o governo de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela.
O mais recente fato capaz de agravar sua situação foi a morte de Génesis Carmona, Miss Turismo do estado de Carabobo em 2013.
As instituições mais fortes da Venezuela são as Forças Armadas e o governo, nessa ordem.
A terceira instituição mais forte é concurso de miss. Não existe no mundo povo mais fascinado por concurso de miss do que o venezuelano.
Na última terça-feira, Génesis era mais uma estudante a participar de passeatas contra o governo quando foi atingida por uma bala de alto calibre. Foi vítima de uma troca de tiros entre dois grupos de motoqueiros.
O governo é culpado pelo que aconteceu, e que resultou, ontem, na morte de Génesis? Sei lá.
Mas governos levam a culpa quando as coisas vão mal. E as coisas na Venezuela estão péssimas.
 
20 de fevereiro de 2014
Ricardo Noblat é Jornalista. Originalmente publicado no blog do Noblat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário