"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 11 de janeiro de 2014

INFLAÇÃO: GOVERNO OU CASA DE TOLERÂNCIA?


 
A cada ano, o Banco Central fixa a meta para a inflação e o seu intervalo de tolerância. Nos últimos anos, esta meta bastante larga tem sido de 4,5% até 6,5%.
A diferença de 2% não é pouca não. Entre um mínimo de 4,5% e um máximo de 6,5%, a diferença é de 45%.
 
Vejam que interessante. Para termos ficado no menor número da meta, de 4,5%, a inflação de 2013, que foi de 5,91%, deveria ter sido 24% menor.
Por outro lado, para explodirmos a meta máxima de 6,5% bastaria que os preços tivessem subido mais 10%.

O que é mais fácil de ocorrer: os preços baixarem 24% ou subirem 10%? 

O Brasil inteiro sabe que a inflação está maquiada, basta olhar os preços da cesta básica, que aumentou em todas as regiões pesquisadas pelo Dieese. Se os preços públicos administrados como energia e combustível tivessem sido corrigidos pela inflação, a meta de 6,5% teria ido para o espaço.
O governo petista gasta muito e gasta mal. Manipula os números para evitar perdas eleitorais. Quem está pagando o preço desta irresponsabilidade é a Petrobras, a Eletrobras e outras estatais. Este final de semana, tivemos mais uma péssima notícia nesta área: a Caixa confiscou mais de R$ 700 milhões de poupanças inativas, transformando as mesmas em lucro. A última vez que mexeram na poupança foi no governo Collor. Sim, chegamos a fundo do poço.
 
11 de janeiro de 2014
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário