"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 28 de dezembro de 2013

AS CONTAS DA INFLAÇÃO

Inflação em queda lenta e economia em ritmo igual ao deste ano são as conclusões pouco animadoras do último relatório trimestral de inflação de 2013 divulgado pelo Banco Central. Há, pelo menos, a expectativa positiva de que os juros parem de subir em breve.
 
As projeções apontam para alta de preços de 5,6% em 2014 e 5,3% em 2015. É uma convergência modesta em direção à meta de 4,5%, resultado frustrante quando se considera que a previsão de crescimento foi reduzida ainda mais, de 2,5% para 2,3% neste ano, patamar que deve se repetir em 2014.
 
São conhecidos os riscos inflacionários: retomada internacional, expansão de gastos públicos e necessidade de corrigir alguns preços controlados pelo governo.
 
Do lado externo, a diminuição dos estímulos monetários nos EUA não provocou por ora o sobressalto que se temia. Mas, caso se confirme a recuperação da economia americana, o fluxo de dólares em direção àquele país afetará o câmbio dos emergentes.
 
Verdade que o Banco Central tem amenizado o impacto inflacionário de um real mais desvalorizado. As intervenções no mercado cambial, entretanto, já atingem quase US$ 100 bilhões e devem prosseguir até meados de 2014, ao ritmo de US$ 200 milhões por dia.
 
No campo dos gastos públicos, a expectativa do BC é que tenham menor impacto nos preços em 2014 --aposta otimista, para não dizer irrealista, num ano eleitoral.
 
Por outro lado, o relatório afirma que o governo precisa assegurar superavit primário (economia feita para pagar juros da dívida) da ordem de 2% do PIB nos próximos anos. É o montante necessário para a dívida pública não crescer e para evitar um rebaixamento da nota de crédito do país.
 
Quanto aos preços administrados, estima-se que a inflação seria elevada em um ponto percentual caso o governo permitisse a correção das tarifas de energia e combustíveis --o que cedo ou tarde precisará fazer.
 
Cenário difícil, portanto. O Banco Central, ainda assim, prefere mencionar a influência gradual que a política monetária tem sobre a economia. O custo mais alto do dinheiro --a taxa básica, Selic, já subiu 2,75 pontos percentuais-- afeta primeiro as decisões de consumo e investimento; somente depois se reflete nos preços.
 
São indicações de que os juros devem estacionar no primeiro trimestre, em torno de 10,5%. Infelizmente, permanecem muito acima do padrão mundial.

28 de dezembro de 2013
Editorial Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário