"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 28 de dezembro de 2013

FACE LENHOSA

Renan Calheiros, que deveria ser afastado do Senado, quer pagar despesas por uso de avião da FAB

renan_calheiros_29Por causa de R$ 0,20, valor que seria acrescido à tarifa de ônibus na cidade de São Paulo, milhares de pessoas saíram às ruas para protestar em junho passado.
Pelo menos foi essa a desculpa dada pelos vândalos que depredaram a maior cidade brasileira, à sombra de movimento comandado por pessoas intimamente ligadas aos radicais partidos da esquerda verde-loura, os quais sonham em ver o PT tomando de assalto o Palácio dos Bandeirantes.

Enquanto esses míseros R$ 0,20 não saem do bolso dos usuários de transporte público na capital paulista, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), sem ao menos ser incomodado, usou um avião da Força Aérea Brasileira para viajar ao Recife, onde se submeteu a cirurgia de correção capilar.
 
Depois que mais um escândalo político reverberou com largueza, Renan Calheiros, que sempre abusa da desfaçatez, enviou ofício à FAB solicitando o cálculo do valor que deve ser ressarcido aos cofres federais pelo uso da aeronave oficial.
O primeiro detalhe do imbróglio que deve ser observado é que Renan deve pagar o valor correspondente ao fretamento de uma aeronave semelhante à que a FAB lhe colocou à disposição. Querer devolver apenas o valor das despesas é truque baixo, algo típico na política nacional e que Renan sabe muito bem como funciona.
O melhor exemplo da intimidade de Renan com esse tipo de expediente é caso das “vacas sagradas”, cujo dinheiro da venda teria sido usado para pagar as despesas da sua então amante, Mônica Veloso.

O segundo ponto a ser analisado, o mais grave, é que Renan Calheiros informou à FAB que a viagem à capital pernambucana era de caráter oficial. Pelo que consta, implante de cabelo não é compromisso oficial, assim como os brasileiros não têm de madrugar para custear a melhora da aparência do presidente do Senado, que já deveria estar sofrendo um processo de cassação de mandato por quebra de decoro, pois faltou com a verdade ao classificar como oficial a viagem a Recife.

Ao que parece, a prisão dos mensaleiros não surtiu efeito na classe política, que continua a atuar com acinte e sempre desafiando as leis, não sem antes impor zombarias à população. Em qualquer país minimamente sério, Renan Calheiros já estaria afastado do cargo.
Como o Brasil é o paraíso da impunidade, ao mesmo tempo em que política é um negócio milionário e exclusivo de poucos, o alagoano Calheiros continuará impune. E sem ser incomodado pelos protestos, que deveriam ocorrer debaixo de sua janela e na virada do ano.

28 de dezembro de 2013
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário