"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

QUANDO O PERFIL AUTORITÁRIO SÓ NÃO É MAIOR QUE A ESTUPIDEZ HUMANA

O senador Alvaro Dias usou a tribuna do Senado ontem, dia 28, para levantar um sério problema que vem se acentuando no Brasil: as sucessivas tentativas de cerceamento da liberdade de expressão, em especial nas redes sociais.

Dias citou os casos de censura sofridos por mim e pelo Fabio Pannunzio, censuras decretadas pela justiça. Citou ainda o mais novo caso, e mais estarrecedor ainda que os nossos, o do blogueiro Joselito Muller.

Joselito tem um blog de sátira e fez uma brincadeira com a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, que em vez de entrar na justiça, colocou a Polícia Federal no Rio Grande do Norte para coagir o jornalista.
A PF chamou seu advogado para uma conversa, a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) pediu que revelasse seu nome, enfim, fica tentando aterrorizar o blogueiro com a óbvia intenção de intimidá-lo.

Conversei com o Joselito e posso afirmar a vocês e à ministrinha, essa coação não vai produzir resultado outro senão revelar o caráter autoritário e arbitrário dessa gente do PT, gente que não está acostumada com a democracia.

O senador Alvaro Dias é um incansável defensor da liberdade de expressão. Foi a primeira voz, ao lado do então senador Arthur Virgílio, a se levantar contra a censura ao Prosa e Política no Senado e em seu site (veja aqui), e faz isso com todos os casos que toma conhecimento.
Sobre Maria do Rosário, a ministra dos direitos dos humanos petistas, a fala do senador foi muito boa, vale escutar no vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=LYzHU5M1GdU&feature=player_embedded
PS: O primeiro contato que tive com o autoritarismo petista foi em 2003, quando escrevi algumas críticas ao programa Fome Zero (Alguém viu o fome zero por ai?), fui questionada pela assessoria do então ministro José Graziano e ao responder (minharesposta ao Ministério de Segurança Alimentar) citei palavras de Frei Betto.

Esse Frei de mentira, então secretário especial do presidente Lula e proprietário dos miseráveis do Brasil, me ligou pedindo uma série de informações sobre minhas fontes, caso contrário, disse ele, entraria com processo contra mim.

Explico isso no texto “Achei o Fome Zero!“. Ao ver que o que tinha escrito podia ser comprovado, não retornou, apenas enviou-me cartilhas do agora morto programa Fome zero, como na época foi previsto por mim.

30 de outubro de 2013
Adriana Vandoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário