"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PASSAGENS AÉREAS SOBEM 131% MAIS QUE INFLAÇÃO. CASA DE MÃE DILMA É UMA ZONA

Governo se reunirá com aéreas nesta quinta para pedir 'bom-senso' contra preços altos. E afirma: liberdade tarifária pode ser revogada


Flávio Dino, presidente da Embratur
Além de Flávio Dino, presidente da Embratur, participarão da
reunião representantes das aéreas, SAC, Anac e Ministério da Justiça
(Elza Fiúza/Agência Brasil)

Dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o preço das passagens aéreas no Brasil cresceu 131,5% acima da inflação oficial do país desde 2005. Segundo a Agência Brasil, esta informação será apresentada por Flávio Dino, presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) em uma reunião marcada para quinta-feira entre o governo e representantes das companhias aéreas. 
 
O objetivo da reunião, segundo Dino, é mostrar às empresas que os preços são altos demais no país e pedir "bom-senso". A possibilidade da revogação da liberdade tarifária não é descartada, caso as empresas mostrem resistência. “A liberdade tarifária não é um dogma, pode ser revista a qualquer tempo. Esse seria um caminho, voltar a praticar uma administração de preços como já foi feito no passado”, explicou.
 
Para ele, o desequilíbrio entre demanda e oferta e o aquecimento do mercado faz com que haja práticas comerciais abusivas, claramente vistas em datas festivas. Ele cita que foram constatados aumentos de até 1 000% no preço das passagens nestes períodos. “Não temos nenhum fator econômico objetivo no que se refere a custo ou tributação que justifique esse aumento, que é obviamente abusivo”, acrescentou.
 
Além das quatro empresas que operam no Brasil (TAM, Gol, Azul e Avianca), vão participar da reunião representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e do Ministério da Justiça. 
 
Ainda segundo a agência de notícias, outra medida para reduzir o preço das passagens no país é o aumento da oferta, com a abertura do mercado para empresas estrangeiras fazerem voos domésticos no país. 
 
“Se as empresas atuais não conseguirem ter práticas adequadas e oferecer bons serviços a preços justos, o mercado brasileiro é altamente atrativo para outras empresas”. Segundo ele, o argumento de que essa ação levaria a uma desnacionalização do setor não é válida porque algumas companhias brasileiras já não são 100% nacionais. Contudo, esta mudança exigiria a alteração do Código Brasileiro Aeronáutico.
 
Hotéis - Os preços da hotelaria também serão discutidos pela Embratur na reunião. Dino irá apresentar um ranking em que o Rio de Janeiro aparece em quarto lugar nas tarifas de lazer, com diária média de 210 dólares, atrás apenas de Miami, Punta Cana e Nova York. Segundo ele, associado ao preço (muitas vezes alto) das passagens aéreas, os brasileiros acabam optando por viajar ao exterior. 
 
Com relação à Copa do Mundo, a Embratur acusa a Fifa e a Match, empresa suíça escolhida para intermediar as vendas de pacotes de turismo para a Copa, de ter o monopólio dos hotéis nas cidades-sede e de colocarem uma taxa de intermediação de 40% sobre o valor que estão pagando, o que considera "abusivo". "Se não rompermos esse monopólio, temos uma oferta muito diminuta no mercado”, disse.

30 de outubro de 2013
Veja
(com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário