"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

ALGUNS ITENS DA ENTREVISTA DE GUILHERME ESTRELLA

Guilherme Estrella, considerado pai do pré-sal (ele detesta isso), em entrevista competente e independente: ‘A Petrobras deveria ter sido CONTRATADA DIRETAMENTE pelo Estado para explorar Libra’.


Antes de mais nada, os royalties obrigatórios. Essa entrevista foi concedida pelo ex-diretor de Produção da Petrobras à repórter Eleonora de Lucena, diretora-executiva da Folha. Publicada em página inteira pelo jornal anteontem.
 
Entendi que quanto mais fosse retumbada a palavra de um geólogo tão respeitado, melhor para o país. E como Eleonora de Lucena fez entrevista, e não biografia, não precisei pedir autorização.
Li e reli a entrevista antes da repórter transformá-la em biografia.
E selecionei dez pontos que facilitam o conhecimento. Observação minha, nesta matéria, apenas o fato estranho: “Por que Dona Dilma fez tudo sem ouvir, rápido que fosse, um estrategista como Guilherme Estrella?”
 
Tudo, a partir de agora (mesmo sem aspas), afirmações de Guilherme Estrella. A entrevista deveria ser distribuída pelo Brasil inteiro, começando na escola primária, até as universidades. E lida por todos.
 
DEZ ITENS
 
Selecionei dez itens dessa grande entrevista, para facilidade:
 
1 – No mundo atual, apenas proteger a tecnologia não é o objetivo das grandes petrolíferas. O esforço maior: garantir a condução das operações, para permitir a inovação contínua.
 
2 – As reservas de Libra são estratégicas. E o Estado deveria ter contratado a Petrobras para operá-las cem por cento, foi a empresa que descobriu as reservas.
 
3 – As grandes empresas petrolíferas mundiais representam e defendem os interesses dos seus países. A Petrobras deveria ter o mesmo objetivo e o mesmo direito.
 
4 – Estrella, como diretor de Produção da Petrobrás no governo Lula, sempre defendeu a participação total e exclusiva da empresa, em todos os setores. Mapeou a megarreserva do pré-sal que foi a leilão, mas fez resistências à forma da partilha.
 
5 – Não esconde e até alerta. Existirão problemas no próprio consórcio que vai extrair o petróleo. Libra deveria ser operada sozinha pela Petrobras. Foi ela que descobriu as reservas, mapeou a estrutura de Libra, perfurou os poços descobridores. Como empresa controlada pelo Estado, a Petrobras deveria ter sido contratada diretamente.
 
6 – Energia é fator crítico da soberania e do desenvolvimento de qualquer país. Há, portanto, um potencial conflito de interesses  geopolíticos. Absolutamente inerentes à presença de estrangeiros numa gigantesca reserva petrolífera como é Libra. Se vai eclodir, não sei. Mas que está lá, está.
 
7 – Minhas críticas se concentram no aspecto estratégico. Trata-se de gigantesco volume de petróleo, agora compartilhado com sócios que representam interesses estrangeiros, de potências estrangeiras. Nesse alinhamento com o posicionamento geopolítico de potências, um país emergente da importância do Brasil não tem a menor garantia.
 
8 – Não conheço a racionalidade econômico-financeira que levou aos 41,65% do petróleo, a ser entregue ao Brasil. Fantástico! Como geólogo, não entendo como chegaram a essa precisão! Acusar de xenófobos aqueles que defendem esta posição é injusto, equivocado e apequena a dimensão estratégica do assunto,
 
9 – O caráter estratégico das reservas petrolíferas é inquestionável. Não se invadem e ocupam militarmente países soberanos em qualquer lugar do planeta. Mas as grandes reservas de óleo e gás natural são diferentes. O pessoal do Iraque, da Argélia, da Nigéria, da Líbia, do Egito, sabe disso na pele.
 
10 – As monarquias medievais, absolutistas e repressoras da Península Arábica são mantidas pelos mesmos motivos. Assegurar reservas de petróleo e gás natural às grandes potências hegemônicas ocidentais.
(Tudo isso dito por um homem que, além de diretor de Produção da Petrobras, é “petrobrasista” desde sempre. Teve que se aposentar por ter completado 70 anos em 2012. Estive com ele apenas uma vez, na sede da Aepet. Ele diretor da empresa na Avenida Chile, a Aepet logo na esquina. E eu, sem ser engenheiro, tinha “passaporte” para frequentar. E dava entrevistas gravadas, que a Aepet distribuía para o Brasil todo, não podia para o Rio e São Paulo. Nos tempos gloriosos da presidência de Fernando Fortes, não confundir com Fernando Siqueira),
 
PS – A Aepet publicava essas matérias sobre a Petrobras em mais de 300 repetidoras pequenas, no interior, não havia dinheiro para voos mais altos.
 
PS2 – Por que eu, sem qualquer remuneração? Por ser sempre “petrobrasista” público e assumido.
 
PS3 – Ocupando esse espaço de satélite, UHF, da forma que fosse possível.
 
30 de outubro de 2013
Helio Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário