"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 5 de outubro de 2013

LULA ESQUECE QUE FOI ELE QUEM DEMITIU DIRCEU DA CASA CIVIL


Numa  entrevista ao Correio Braziliense, reproduzida segunda-feira passada pelo O Globo e Folha de São Paulo, o ex-presidente Lula afirmou que se tivesse, hoje, que nomear ministros para o Supremo Tribunal Federal, usaria de mais critério. Diante das informações que possuo agora – acentuou – faria opções diferentes. Dos atuais onze ministros, recorda a FSP, Luís Inácio da Silva indicou Joaquim Barbosa, Dias Toffoli, Carmen Lúcia e Ricardo Levandowski. E assinalou: a história vai mostrar que, mais do que um julgamento, o que nós tivemos foi um linchamento por parte da imprensa brasileira. 
O ex-presidente da República, sem dúvida, concentrou seu pensamento na situação de José Dirceu, inclusive porque a expressão linchamento vem sendo usada por diversas pessoas próximas àquele acusado. Lula, entretanto, não tem razão. Pois foi ele quem demitiu José Dirceu da chefia da Casa Civil de seu primeiro governo, embora antes o tenha chamado de capitão do time. Dirceu era praticamente o primeiro-ministro de sua administração. Assim, apesar da preferência e da precedência, Lula encontrou Ruiz suficientes para afastá-lo do ministério. E não é só; não intercedeu por ele no episódio que culminou com a cassação do mandato de deputado pela maioria absoluta da Câmara Federal. 
A lógica indica, com base no raciocínio desenvolvido pelo próprio Lula, que, se houve linchamento por parte do STF, linchamento maior em relação a José Dirceu foi praticado exatamente por ele, Lula. Sendo que, na Corte Suprema, Dirceu pode se defender, o que não houve no caso de sua demissão. Ou houve, mas nela Lula não acreditou, tanto que o exonerou. Isso de um lado. De outro, a qual ministro ou quais ministros o ex-presidente se referiu a ponto de alterar as indicações que fez? 

 Dias Toffoli e Levandowski votaram favoravelmente a Dirceu, absolvendo-o do crime de formação de quadrilha. E aceitando os embargos infringentes como recurso legítimo dos condenados que alcançaram pelo menos quatro votos para se livrarem de punição. Lula, no fundo, só pode  estar se referindo a Joaquim Barbosa e Carmen Lúcia, embora esta tenha votado contrariamente à prisão imediata de condenados cujas sentenças tenham transitado em julgado. Caso de Dirceu, relativamente à pena por crime de corrupção ativa, contra a qual não recorreu. Seu recurso volta-se exclusivamente para a pena por formação de quadrilha. Mas quem foi, afinal, a principal figura do mensalão?

Na entrevista ao Correio Braziliense, Lula falou também sobre temas políticos, entre os quais a dúvida se Marina Silva conseguirá ou não criar seu próprio partido, o Rede Sustentável. No caso de não obtendo êxito junto ao TSE, importante é saber, destacou, para quem  irão os seus votos nas urnas de 2014. A resposta à pergunta é simples, digo eu: para Dilma Rousseff. Tanto assim que na recente pesquisa do Ibope a descida de 6 pontos na posição de Marina Silva (de 22 para 16%) corresponde a um avanço de Dilma Rousseff na escala de 8 pontos.

Sem Marina no páreo, o panorama melhora para a atual presidente da República. Com Marina, a tendência é haver segundo turno. Sem Marina, Dilma obtém a maioria absoluta no primeiro domingo de outubro de 2014 e será reeleita sem maior dificuldade. Aliás como a pesquisa do Ibope sinaliza se o pleito fosse hoje.
05 de outubro de 2013
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário